(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Brasil perde o historiador e escritor Joel Rufino dos Santos

Vencedor de dois prêmios Jabuti, intelectual carioca não resistiu a complicações de cirurgia cardíaca


postado em 04/09/2015 14:41 / atualizado em 04/09/2015 14:51

Joel Rufino era um dos intelectuais mais produtivos do Brasil (foto: Reprodução/YouTube )
Joel Rufino era um dos intelectuais mais produtivos do Brasil (foto: Reprodução/YouTube )
Morreu nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, o historiador Joel Rufino dos Santos. Na terça-feira, ele foi submetido a uma cirurgia cardíaca, mas não resistiu a complicações decorrentes da operação, realizada na Clínica de Saúde São José, no Humaitá. Ativista do movimento negro, Joel era professor, escritor e jornalista. Em 1979 e 2008, ganhou o Prêmio Jabuti, respectivamente, com os livros 'Uma estranha aventura em Talalai' e 'O barbeiro e o judeu da prestação contra o sargento da motocicleta'.

Nascido em 1941, Rufino era carioca de Cascadura. Trabalhou no Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb) e foi um dos coautores da 'História nova do Brasil', marco da historiografia brasileira. Exilado depois do golpe militar de 1964, ele se exilou na Bolívia e no Chile. Voltou ao Brasil, foi preso três vezes e, com a Lei da Anistia, reintegrou-se aos quadros do Ministério da Educação. Deu aulas na Faculdade de Letras e na Pós-graduação da Escola da Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O autor carioca deixa dezenas de livros, entre eles 'Claros sussurros de celestes ventos', 'Bichos da terra tão pequenos', 'Crônica de indomáveis delírios', 'Carolina Maria de Jesus – uma escritora improvável', 'A banheira de Janet Leigh', 'Quem ama literatura não estuda literatura', 'A nova justiça' e 'Épuras do social: Como podem os intelectuais trabalhar para os pobres'.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)