(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ANA autoriza nova redução de vazão de água para o Rio Paraíba do Sul

O decreto tenta garantir 'atendimento a todos os usos da bacia'. A vazão de 160 metros cúbicos por segundo (m³/s) passa para 140


postado em 25/12/2014 14:58

(foto: Rodrigo Silveira/Folha da Manhã)
(foto: Rodrigo Silveira/Folha da Manhã)

A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou uma nova redução da vazão de água da Barragem de Santa Cecília, na Bacia do Rio Paraíba do Sul. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira. Segundo o texto divulgado pela ANA, a nova redução objetiva “a garantia de atendimento a todos os usos da bacia”.

Conforme o documento, a ANA acatou pedido do Grupo de Trabalho Permanente de Acompanhamento da Operação Hidráulica na Bacia do Rio Paraíba do Sul (GTAOH). A vazão de 160 metros cúbicos por segundo (m³/s), aplicada desde setembro deste ano, passa para 140 metros cúbicos por segundo (m³/s).

Além da autorização, a resolução publicada no Diário Oficial da União também prevê que a ANA, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o estado do Rio de Janeiro façam avaliações sobre o impacto da medida no uso da água.

A nota da ANA informa, ainda, sobre o volume morto. Até o último dia 22, a armazenagem dos reservatórios da bacia era 1,7% da capacidade. “As vazões autorizadas poderão avançar sobre o volume não operacional dos reservatórios do Paraíba do Sul, conhecido como volume morto, já nos próximos dias”.

Diferentemente do Sistema Cantareira, não será necessário realizar obras para retirada de água, já que o processo poderá ser feito usando apenas a gravidade. A Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul é composta pelos reservatórios de Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)