(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Segundo exame descarta caso de Ebola no Brasil

Ministro da Saúde afirmou nesta segunda feira que paciente africano não está infectado pelo vírus


postado em 13/10/2014 16:44 / atualizado em 13/10/2014 17:17

O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou nesta segunda-feira que o resultado do 2º exame de Ebola em paciente da Guiné deu negativo. O ministro deu coletiva nesta tarde, ao lado do secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

O primeiro exame das amostras deu negativo para infecção pelo vírus. O resultado foi divulgado sábado (11) pelo Ministério da Saúde.

Segundo o ministro, o risco de uma epidemia no Brasil continua sendo considerado baixo e, caso haja novas suspeitas, o Brasil está preparado para lidar com a situação. "Entedemos que se trata de uma enfermidade com risco pequeno entre nós", afirmou.

O ministro não soube afirmar quando o paciente terá alta e que a decisão é exclusiva da equipe médica responsável pelo tratamento. Segundo ele, estão descartadas as possibilidades de ebola e malária. De acordo com Chioro, as pessoas que tiveram contato com o africano e que estavam sendo monitoradas serão liberadas. "Não há razão para manter qualquer tipo de monitoramento dos contactantes", disse.

Suspeita

O caso do paciente com suspeita de infecção por ebola foi notificado em Cascavel (PR) na última quinta-feira (9). Souleymane Bah, de 47 anos, veio da Guiné para o Brasil, passando pelo Marrocos.

O guineano está no Brasil como refugiado e teve febre no vigésimo dia de sua chegada ao país. Mesmo que o período limite de incubação do Ebola seja de 21 dias - o que descartaria a doença - o paciente foi isolado e considerado um caso suspeito, considerando seu país de origem.

Foram identificadas 64 pessoas que tiveram contato com o paciente, mas ao menos três tiveram contato direto com ele, especialmente o pessoal médico que o atendeu. Até agora, todos os contatos são considerados de baixo risco.

Tratamento


O homem deu entrada na tarde de quinta-feira da semana passada, em uma unidade de pronto atendimento da cidade paranaense de Cascavel (a 498 km de Curitiba), após afirmar ter um quadro febril. Este foi o único sintoma que ele apresentou. Ele foi levado na sexta-feira em um avião da Força Aérea Brasileira, do Paraná, onde foi isolado, para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro, seguindo os protocolos de segurança.

A Guiné é um dos três países da África Ocidental, ao lado da Libéria e de Serra Leoa, mais afetados pela epidemia de Ebola, que já matou mais 4.000 pessoas, segundo a OMS.

Os sintomas da doença são febre, diarreia, vômitos, além de fortes dores musculares e nas articulações. A febre hemorrágica é transmitida por contato com fluidos corporais de uma pessoa infectada ou ao se tocar no corpo de uma vítima.

 

Aguarde mais informações


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)