(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Paciente com suspeita de ebola diz não ter tido contato com outros doentes

A afirmação foi feita pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante coletiva de imprensa na noite desta sexta-feira. Ele disse que o homem apresenta quadro estável e sem febre, hemorragias, vômito ou diarreia


postado em 10/10/2014 19:30 / atualizado em 10/10/2014 19:39

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou no início da noite desta sexta-feira, durante coletiva de imprensa, que o paciente com suspeita de ebola internado no Rio de Janeiro afirmou não ter tido contato com outros doentes em Guiné - país de origem do homem e onde ele pode ter contraído a doença.

Segundo o ministro, Souleymane Bah, de 47 anos, tem quadro estável e não apresenta febre, hemorragias, vômito ou diarreia, sintomas clássicos da infecção. Mesmo assim, como forma de prevenção, o Ministério da Saúde decidiu classificá-lo como caso suspeito. "As queixas não podiam ser desconsideradas. A conduta dos profissionais de Cascavel foi absolutamente correta", disse o ministro. "Consideramos caso suspeito porque ele fecha todos os elementos necessários", completou.

Os resultados dos exames que irão comprovar se ele tem ou não o vírus da doença, devem sair na manhã de sábado, mas segundo Chioro, existe a possibilidade do resultado sair antes. “Se isso ocorrer, não importa a hora da madrugada, o ministério fará a comunicação por meio de nota”, afirmou.

O ministro também disse que ninguém no Brasil precisou ficar em isolamento por causa da suspeita de ebola do paciente. Ele explicou que além das equipes de saúde terem sido reforçadas, os profissionais que tiveram contato direto com ele não correm risco de contrair a doença porque não houve contato com secreções.

O caso de Souleymane foi registrado na cidade de Cascavel, no Paraná, e comunicado na noite de quinta-feira, pela Secretaria de Saúde do estado ao Ministério da Saúde. Nascido em Guiné, o africano chegou ao Brasil no dia 19 de setembro e procurou ajuda após apresentar sintomas de febre, que teriam iniciado na quarta-feira.

Com Agência Estado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)