15°/ 23°
Belo Horizonte,
20/AGO/2014
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Torcedores visitam pontos turísticos do Rio

Agência Estado

Publicação: 09/06/2014 19:01 Atualização:

Rio, 09 - Embora o primeiro jogo da Copa do Mundo no Maracanã, Argentina x Bósnia, seja só no domingo, os pontos turísticos cariocas já estão cheios de torcedores. A expectativa de que os estrangeiros pousassem no Rio a caminho de outras cidades-sede se confirma: de 30 visitantes ouvidos pelo Estado, todos estão na cidade de passagem, aproveitando para passear.

No Pão de Açúcar, o auditor croata Marko Susnjara, de 30 anos, contou que veio com dois amigos exclusivamente para o jogo de abertura, com a seleção brasileira, no Itaquerão, quinta-feira. Mas fez questão da estadia de cinco dias no Rio: "Não faz sentido vir ao Brasil e se hospedar em São Paulo", disse. O trio de Zagreb procurou hotel em Copacabana em dezembro de 2013, e achou 150 euros por dia muito caro. Voltou a buscar mês passado e o valor havia caído para 100 euros. "Aqui é tudo muito caro. Os hotéis viram que ficariam vazios e caíram na real", disse Susnjara.

A poupança precedeu a viagem do comerciante suíço Rafael Grüerbler, de 28 anos, que veio com quatro amigos. O grupo alugou um apartamento por R$ 16.000 por duas semanas, em Copacabana. "Planejamos bem para estar aqui durante as nossas férias e não faltar dinheiro", contou Grüerbler. Para o colombiano John Parra, de 28 anos, que integra um grupo de 12 torcedores de Bogotá, a sensação é de estar numa Copa em casa. "Não é Europa, isso aqui é América Latina", explicou. "Nosso primeiro jogo é sábado, em Belo Horizonte, mas vir ao Rio é obrigatório". No Corcovado, os funcionários já perceberam o aumento na frequência. Estima-se que o número de visitantes no trenzinho que leva à estátua chegue a 4 mil pessoas por dia, patamar da alta temporada (no verão).

No Pão de Açúcar, espera-se que o volume de pessoas, de 6 mil por dia, cresça 8%. A Riotur calcula que 400 mil estrangeiros e 450 mil brasileiros visitem o Rio no período da Copa.

Os pontos turísticos concentram principalmente torcedores de países latino-americanos e europeus, muitos identificados pelas camisas de suas seleções. Nesta segunda-feira, 9, havia turistas com passagem marcada para jogos em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Natal.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.