16°/ 30°
Belo Horizonte,
30/OUT/2014
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Concessão de transporte público em Porto Alegre fracassa

Agência Estado

Publicação: 03/06/2014 18:37 Atualização:

Porto Alegre, 03 - A primeira licitação para concessão do serviço de transporte coletivo da história de Porto Alegre não teve interessados. A prefeitura, que receberia as propostas nesta terça-feira, 03, esperou em vão pela entrega dos envelopes e já anunciou que vai elaborar um novo edital na expectativa de repassar a operação a empresas em seis meses.

O sistema atual tem 400 linhas operadas por 1.704 ônibus e funciona por permissões para três consórcios privados e uma companhia pública, a Carris. A exigência da licitação foi feita pela Justiça depois da onda de protestos por melhorias no transporte público deflagrada em junho do ano passado.

A licitação sofria contestações na Justiça. A Associação de Transportadores de Passageiros (ATP), que representa as atuais operadoras, pediu a suspensão do processo ao Tribunal de Contas do Estado alegando que o edital não continha esclarecimentos suficientes sobre o funcionamento do sistema quando a cidade estiver servida por metrô. O órgão chegou a suspender a concorrência, mas a prefeitura obteve uma liminar do Tribunal de Justiça para mantê-la.

O prefeito José Fortunati (PDT) anunciou a elaboração de um novo edital, com consulta ao Tribunal de Contas para evitar dúvidas jurídicas sobre a futura operação.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.