(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Casos de dengue no País caem 80% em janeiro e fevereiro


postado em 18/03/2014 13:07

Brasília, 18 - O número de casos de dengue registrou uma queda de 80% nos primeiros dois meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Até fevereiro, foram contabilizadas 87 mil notificações. Em 2012, foram 427 mil casos. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos graves e de mortes também sofreu uma redução significativa: 84% e 95%, respectivamente. "Isso é algo a se comemorar, mas não significa que possamos baixar a guarda", afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ao comentar os dados.

O ministro observou que o País atravessa o meio do ciclo da dengue - tradicionalmente o maior número de transmissões ocorre entre janeiro e maio - e advertiu que, caso as ações de prevenção sejam abandonadas, resultados obtidos até agora podem se inverter.

Além do balanço parcial dos casos, o Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira, 18, o Levantamento de Índice Rápido por Aedes aegypti (LIRAa), que indica o risco de epidemia de dengue nas cidades. O trabalho, que neste ano avaliou 1.459 municípios, mostra que 321 estão sob risco de epidemia. Outros 725 estão em situação de alerta. Do total analisado, 413 estão em situação considerada satisfatória.

Até o momento, a epidemia da dengue está concentrada: dez Estados registram 86% das infecções. Goiás tem as três cidades com maior número de casos notificados do País: Goiânia, com 6.089; Luziânia, 2.888; e Aparecida de Goiânia, 1.838.

Copa

Três cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo figuram na lista de campeãs de casos de dengue no Brasil este ano. Belo Horizonte notificou até agora 1.647 casos suspeitos, São Paulo identificou 1.536 e Brasília, 1.483. Apesar dos números, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Jarbas Barbosa, afirmou que o governo não espera transmissão importante para o período dos jogos. "Mas não queremos surpresa, vamos continuar monitorando e adotando as medidas preventivas necessárias", afirmou. De acordo com ele, planos de contingência, que são colocados em prática quando a transmissão é significativa, já foram revisados, sobretudo das cidades sede.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)