17°/ 30°
Belo Horizonte,
31/OUT/2014
  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Protesto em defesa de camponeses fecha entrada de ministério em Brasília Duzentas barracas foram montadas em frente ao prédio. Movimento Camponês Popular pede melhorias para os profissionais

Agência Estado

Publicação: 11/03/2014 08:41 Atualização:

[FOTO1]
Manifestantes do Movimento Camponês Popular montaram um acampamento em frente ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), nesta manhã de terça-feira (11/3), para protestar por melhorias para os profissionais. Eles chegaram em 15 ônibus, ainda durante a madrugada, e montaram 200 barracas na entrada do prédio, no estacionamento, barrando a porta de entrada de funcionários e também a do ministro.

A mobilização pacífica é nomeada como "Jornada de Luta em Defesa da Produção de Alimentos Saudáveis e pelos direitos das Mulheres Camponesas". Segundo a organização, camponeses e caponesas mobilizam-se porque o Brasil está cada vez mais dependente da importação de alimentos básicos, enquanto exporta soja e outras commodities.

O movimento é feito pela defesa da profissão, por alimentos mais saudáveis e também pelos direitos das mulheres camponesas motivada pelo Dia Internacional das Mulheres. Segundo o movimento, durante o protesto ninguém poderá entrar no MDA. A organização espera receber 3 mil manifestantes.

Um dos coordenadores nacionais do MDA, Ezequiel Gonçalves, explica que o movimento representa a insatisfação das famílias camponesas com o governo que tem priorizado o agronegócio. Segundo ele, as famílias camponesas não tem recebido incentivo do governo para produzir alimentos e a burocracia das políticas públicas existentes dificulta o trabalho da classe. "Nós só vamos sair daqui quando nossas pautas forem atendidas", disse.

Segundo o Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciade) da Polícia Militar, até as 7h40 cerca de 200 pessoas já ocupavam a entrada do ministério. O trânsito ainda não sofreu nenhuma modificação e cinco viaturas da Polícia Militar monitoram o local.
Tags:

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: sebastião costa
POR QUE NÃO HÁ PROTESTOS CONTRA BANDIDOS? | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.