(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Procon do Rio autua cinco lojas por venda irregular de explosivos

Comerciante têm até 15 dias para resolverem pendências ou serão multados


postado em 13/02/2014 18:01

O Procon do Rio autuou cinco estabelecimentos comerciais por vender ou armazenar de forma irregular bombas e fogos de artifício. A fiscalização foi feita nos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São Gonçalo, na região metropolitana do Rio.

Uma fábrica de fogos foi vistoriada durante a operação comandada pelo diretor de Fiscalização do Procon, Fábio Domingos. “Eles foram autuados por descumprirem determinação legal, de normas de armazenamento e estocagem”, explicou. Se os comerciantes não resolverem as pendências dentro de 15 dias, as autuações serão transformadas em multa.

Entre as irregularidades apontadas estão a venda fracionada de explosivos, fora da caixa, o armazenamento dos produtos em locais inadequados, a falta de certificados de treinamento dos funcionários para combate a incêndios e primeiros socorros e a falta de documentação permitindo a estocagem de explosivos.

O diretor do Procon sugeriu que, para maior segurança na venda de fogos de artifícios, deveria haver exigência de um cadastro de compradores, a fim de se evitar que qualquer pessoa possa comprar bombas com alto teor explosivo, como o rojão jogado contra o cinegrafista Santiago Andrade, morto durante uma manifestação.

Um projeto de lei foi apresentado pelo deputado estadual Carlos Minc (PT), proibindo a venda de determinados tipos de fogos, principalmente os que têm alto poder explosivo. O parlamentar espera que a matéria seja votada antes do carnaval.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)