(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Relatos de execuções no Rio são desde 1960


postado em 06/02/2014 20:37

Rio, 06 - Os relatos de execuções na Baixada Fluminense começaram na década de 1960, já com a ideia de “justiçamento” que até hoje predomina em cidades como Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo. As mortes motivadas por vingança, acerto de contas ou “corretivos” se transformaram em caça a assaltantes da região, com a formação de grupos de extermínio e matadores contratados por comerciantes e empresários para garantir segurança nas áreas, nos anos 1970.

“Já nos fim dos anos 1960, os grupos ganharam o respaldo da Polícia Militar. Em vez de serem contratados pelos comerciantes, passaram a impor o ‘serviço’ e quem não aceitasse pagar por isso sofria as consequências. Depois, as milícias organizaram-se e passaram a dominar distribuição de água, de gás, venda de terra. Houve uma evolução da organização do crime, sempre na lógica da ‘proteção’ e o discurso de ‘bandido bom e bandido morto’. O argumento é de que se eliminam pessoas que devem ser eliminadas”, diz o cientista social José Cláudio Souza Alves, pesquisador e autor do livro

Dos Barões ao Extermínio: uma História de Violência na Baixada Fluminense

.

Alves sustenta que a certeza de que os crimes não serão esclarecidos é o motor das execuções constantes na Baixada Fluminense. “Uma proporção muito pequena das execuções é investigada. Os assassinatos perpetuam-se e alimentam a lógica de que negros, pobres e sem estudos são os responsáveis pela violência. A polícia é grande operadora dessa mesma lógica e a sociedade persegue esse grupo social.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)