(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-chefe de campanha de Trump exige investigação sobre escutas telefônicas


postado em 19/09/2017 22:01

O ex-chefe de campanha de Donald Trump, Paul Manafort, pediu nesta terça-feira que seja aberta uma investigação federal, depois que a rede de televisão CNN revelou que foi objeto de escutas telefônicas por parte do FBI antes e depois das eleições de 2016.

Enquanto Manafort é alvo da investigação sobre a ingerência russa nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, seu porta-voz Jason Maloni estimou que é um delito revelar a existência de ordens sob a lei de vigilância de inteligência estrangeira (Fisa, na sigla em inglês).

O Departamento de Justiça "deve iniciar imediatamente uma investigação sobre esses vazamentos e examinar as motivações por trás dos esforços do governo anterior por vigiar um oponente político", disse Maloni.

Na segunda-feira, a CNN revelou que Manafort foi posto sob vigilância em 2014 depois de ter-se tornado objeto de uma investigação do FBI sobre o trabalho que os grupos de consultoria de Washington tinham feito para o ex-partido governante da Ucrânia. Essas escutas foram suspensas em 2016 por falta de provas e depois foram retomadas sob uma nova ordem que se estendeu pelo menos até o começo do ano.

A segunda ordem estava relacionada com a investigação do FBI sobre os contatos entre a campanha de Trump e agentes russos.

A CNN não informou se Trump foi gravado nas conversas telefônicas.

Manafort dirigiu a campanha do magnata republicano até agosto de 2016, antes de se ver obrigado a se demitir.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)