(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Robô teledirigido é enviado ao interior de um reator danificado de Fukushima


postado em 21/07/2017 17:37

O diretor da usina nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão, anunciou na sexta-feira que enviou esta semana um robô submerso ao interior de um dos reatores danificados pelo tsunami de 2011.

O aparelho teledirigido, de 30 centímetros de comprimento e 13 cm de largura, hermético e equipado com uma câmera, foi criado especialmente pelo grupo Toshiba e o Irid, uma estrutura especial de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias específicas para as intervenções necessárias em Fukushima Daiichi.

"O objetivo da inspeção inicial era introduzir o robô na estrutura de contenção, e observamos sobretudo a situação do interior", sem chegar a ver os restos de combustível, explicou um responsável da companhia Tokyo Electric Power (TEPCO), durante uma coletiva de imprensa.

A primeira inspeção foi realizada na quarta-feira, e na sexta-feira iam ser realizadas outras análises. A TEPCO dará detalhes sobre os resultados durante a tarde.

A companhia temia que o robô não conseguisse avançar tanto quanto se esperava devido aos danos internos, mas a operação pôde ser realizada "em grande parte como previsto".

Os centros de três dos seis reatores da usina de Fukushima Daiichi entraram em fusão nuclear após o tsunami, devido à paralisação dos sistemas de refrigeração.

Em comparação com os reatores 1 e 2, o reator 3 foi onde o combustível fundido mais caiu na estrutura de contenção, afirmou a TEPCO, sem saber onde este se encontra exatamente.

É indispensável fazer uma revisão detalhada de cada reator para conseguir um dia realizar a tarefa considerada de longe a mais difícil: a recuperação do combustível fundido das unidades 1 a 3.

O saneamento da usina de Fukushima Daiichi levará ao menos quatro décadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)