(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Históricos trens indianos serão equipados com painéis solares


postado em 19/07/2017 16:10

A Índia instalou painéis solares no teto de um trem numa tentativa de reduzir sua pegada de carbono excessiva e modernizar a linha histórica férrea.

A iluminação, a ventilação e os visores de informações, outrora operando à base de diesel, usam a energia do sol depois que os painéis foram instalados nos vagões.

O trem começou a operar perto da capital Nova Déli, deslocando parte dos cerca de 23 milhões de passageiros que usam a rede ferroviária da Índia diariamente.

"Nós vamos introduzir ao menos quatro outros trens com energia solar nos próximos seis meses", disse à AFP o porta-voz da rede, Anil Kumar Saxena.

As baterias são carregadas pelos painéis durante o dia e também funcionam sem luz solar, completou Saxena. O diesel só será usado como último recurso, se as baterias pararem de funcionar.

Cada trem que usar a energia sustentável deve economizar em torno de 21 mil litros de diesel ao ano, o que pode ajudar a reduzir a enorme dependência da Índia de combustíveis fósseis e suas amplas emissões de carbono.

Construído pelos governantes coloniais britânicos, o sistema ferroviário da Índia é um dos maiores do mundo e até hoje o principal meio de locomoção à longa distância no vasto país.

Os anos de negligência financeira e subsídios às tarifas afetaram gravemente a rede de trens. O primeiro-ministro Narendra Modi prometeu recuperá-lo depois que chegou ao poder em maio de 2014.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)