(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Gênio da matématica iraniana Maryam Mirzakhani morre aos 40 anos


postado em 15/07/2017 11:31

Maryam Mirzakhani, uma matemática de origem iraniana que foi a primeira mulher a ganhar a 'Fields Medal', morreu aos 40 anos em um hospital americano em função de um câncer.

O amigo de Mirzakhani, Firouz Naderi, anunciou sua morte no Instagram, e seus familiares confirmaram o falecimento à agência Mehr no Irã.

"Uma luz se apagou hoje. 'Me doi o coração (...) se foi muito rápido", escreveu Naderi, ex-diretor de Exploração de Sistemas Solares da Nasa.

Segundo a imprensa iraniana, Mirzakhani, professora da Universidade de Stanford, na Califórnia, morreu depois que o câncer que combateu por quatro anos se estendeu à medula óssea.

Em 2014, Mirzakhani ganhou a Fields Medal, equivalente o Nobel da Matemática, entregue pelo Congresso Internacional de Matemáticos.

O prêmio reconheceu suas sofisticadas e muito originais contribuições aos campos da geometria e dos sistemas dinâmico, particularmente no entendimento da simetria das superfícies curvas.

Mirzakhani nasceu e cresceu em Teerã e ficou conhecida no cenário internacional da matemática ainda adolescente, ao ganhar medalhas de ouro nas Olimpíadas Internacionais da Matemática em 1994 e 1995.

Ela deixa marido e uma filha.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)