(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cientistas revelam raro meteorito de 4,5 bilhões de anos na Holanda


postado em 26/06/2017 18:55

Cientistas holandeses revelaram nesta segunda-feira a descoberta de um meteorito com cerca de 4,5 bilhões de anos de antiguidade, que poderia conter indícios preciosos relativos à criação do nosso sistema solar.

"Os meteoritos são muito especiais, visto que não temos rochas desta idade na Terra", declarou o geólogo Leo Kriegsman, do Centro de biodiversidade Naturalis de Leiden (centro), em um vídeo difundido no Youtube.

Com o tamanho de um punho fechado e cerca de 500 gramas de peso, o meteorito atravessou com grande velocidade o teto de um alpendre na pequena localidade de Broek, em Waterland, ao norte de Amsterdã, em janeiro passado.

Apesar de terem sido realizadas buscas intensas, não foram encontrados outros fragmentos deste meteorito, descoberto por moradores do lugar.

Apesar de que a cada quatro anos ocorrem verdadeiras chuvas de meteoritos neste país, as pequenas rochas espaciais são muito difíceis de encontrar. Trata-se apenas do sexto meteorito descoberto na Holanda nos últimos 200 anos.

"Podemos aprender mais sobre o que aconteceu no início do sistema solar, quando uma nuvem estelar se fragmentou e começaram a se formar minerais, e então começaram a se criar planetoides pela primeira vez", explica Kriegsman.

"Isto nos oferece informação sobre o que ocorreu no começo, quando a Terra se formou", acrescenta.

O geólogo estimou que o meteorito provém da região que se estende entre Marte e Júpiter, onde há um grande cinturão de asteroides, com "muitas rochas e pequenos planetas", que às vezes saem das suas órbitas.

O Centro de biodiversidade de Leiden realizou testes exaustivos com este meteorito antes revelar sua existência, nesta segunda-feira.

"Queremos estar 100% seguros da espécie do meteorito, e por isso primeiro devemos realizar pesquisas", explicou Kriegsman à AFP.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)