(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Austrália suspende operações aéreas na Síria após ameaças russas


postado em 20/06/2017 06:10

A Austrália decidiu suspender temporariamente as missões aéreas na Síria após as ameaças proferidas pela Rússia depois da derrubada de um caça sírio por um avião americano, anunciou o porta-voz das Forças Armadas australianas.

"Por precaução, as operações de bombardeio das forças australianas na Síria cessaram temporariamente", afirma o porta-voz em um comunicado.

A fonte não explicou a decisão, adotada em um momento de tensão nas relações entre Rússia e Estados Unidos a respeito da guerra na Síria.

Damasco anunciou no domingo que um avião da coalizão internacional liderada por Washington havia derrubado um de seus aviões de combate "quando executava uma missão contra o Estado Islâmico" na província de Raqa, norte da Síria.

Na segunda-feira, o governo da Rússia, principal aliado da Síria, anunciou a suspensão dos canais de comunicação com os Estados Unidos sobre a prevenção de incidentes aéreos na Síria.

"Os aviões e drones da coalizão internacional localizados ao oeste do Eufrates serão seguidos pelos instrumentos aéreos e terrestres de defesa antiaérea russa e considerados como alvos", anunciou o ministério da Defesa em um comunicado.

Moscou acusa Washington de não ter informado o exército russo sobre a derrubada do avião.

"Os oficiais da Força de Defesa Australiana (ADF na sigla em inglês) acompanham de perto a situação aérea na Síria e uma decisão sobre o reinício das operações aéreas será tomada no momento apropriado", afirmou o porta-voz.

As operações da ADF no Iraque continuam, no âmbito da coalizão, completou a fonte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)