(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Atentado terrorista em Manchester deixa 19 mortos

A cantora Ariana Grande fazia show no estádio no momento da explosão


postado em 22/05/2017 21:40 / atualizado em 22/05/2017 21:53

(foto: Paul Ellis/AFP)
(foto: Paul Ellis/AFP)

Ao menos 19 pessoas morreram e 50 ficaram feridas na noite desta segunda-feira, em um atentando em um show da cantora americana Ariana Grande na cidade britânica de Manchester, informou a Polícia. "Até agora foram confirmados 19 mortos e 50 feridos", anunciou a Polícia de Manchester em um comunicado, informando que consideravam o ato "um atentado terrorista até que se prove o contrário". 

Uma equipe de especialistas em explosivos examinava o local.

A polícia recebeu o aviso de uma explosão na Manchester Arena, com capacidade para 21 mil pessoas, às 22h35 (18h35 Brasília). A cantora americana têm grande apelo junto aos adolescentes e o público que assistiu ao show, a julgar pelos primeiros testemunhos, não passava, na maioria dos 20 anos.

"É tão triste, estava cheio de moças lindas", contou à Sky News Jenny Brewster, que acompanhou a filha em seu primeiro show. Pouco antes das 23h locais (19h de Brasília), começaram a circular nas redes sociais notícias de duas explosões no pavilhão britânico, ao final do concerto, enquanto algumas testemunhas também falaram de disparos.

Um porta-voz da cantora contou à BBC que ela estava bem.

Na falta de uma reação imediata da primeira-ministra britânica, Theresa May, o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, lamentou "o terrível incidente de Manchester". "Meus pensamentos estão com todos os afetados e com nossos eficientes serviços de emergência", escreveu Corbyn no Twitter.

Imagens da TV mostraram a polícia e os serviços de emergência chegando em grande número no pavilhão, enquanto o serviço ferroviário na vizinha estação Manchester Victoria foi paralisado e os passageiros, evacuados.


"Uma explosão e uma centelha"

"Eu e minha irmã, junto a muitos outros, estávamos vendo Arianda Grande se apresentar no Manchester Arena, e estávamos saindo do pavilhão por volta das 10h40-10h45 da noite, quando se ouviu uma grande explosão e todos tentamos fugir do pavilhão", relatou o espectador Majid Khan, de 22 anos. "Todo mundo no lado do pavilhão onde se ouviu a explosão veio de repente correndo para nós", acrescentou.

Outra espectadora, Isabel Hodgins, disse à Sky News que "cheirava a queimado, tinha muita fumaça quando saímos". "Estamos apavoradas, tivemos sorte de sair sãs e salvas", acrescentou.

Jade Baynes, de 18 anos, contou que a Polícia mandou que saísse correndo do local. "Houve um forte estrondo e uma centelha, e todo mundo saiu correndo".

"Ariana Grande acaba de se retirar por trás da cortina e haviam ligado as luzes quando houve essa grande explosão e uma nuvem de fumaça. Vi cinco pessoas ensanguentadas", disse ao jornal The Guardian um jovem de Sheffield (norte da Inglaterra).

A empresa ferroviária National Rail anunciou em um comunicado que "os serviços de emergência se ocupam de um incidente no Manchester Arena. Como a Manchester Victoria está perto do pavilhão, a estação foi evacuada e todas as linhas, fechadas".

O grau de ameaça de atentados no Reino Unido é "severo", o segundo mais elevado das autoridades, e significa que é altamente provável a ocorrência de atentados. O primeiro grau é "crítico", que se ativa em caso de ameaça iminente.

O ataque precedente no Reino Unido ocorreu em março, quando um homem lançou seu carro na direção de pedestres que passeavam perto do Parlamento, antes de matar um policial que vigiava o edifício, deixando no total seis mortos. O agressor acabou sendo executado.

 

As redes sociais foram inundadas de vídeos mostrando o desespero das pessoas que tentavam deixar o local. Confira alguns: 

 

Omg this is crazy!!!

Uma publicação compartilhada por Dangerous Woman Tour Updates (@dangerouswomantourupdates2017) em

This is just crazy im glad I already had my concert!! %uD83D%uDE2D%uD83D%uDE41

Uma publicação compartilhada por Dangerous Woman Tour Updates (@dangerouswomantourupdates2017) em

 

Abaixo o vídeo de um morador que, do lado de fora da Arena, filmou o momento da explosão, que pode ser ouvida e cujo clarão pode ser visto à esquerda do vídeo. Acompanhe:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)