(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Exército iraquiano diz controlar rota estratégica a oeste de Mossul


postado em 01/03/2017 16:37

As forças iraquianas anunciaram nesta quarta-feira que assumiram o controle da estrada que liga o oeste de Mossul a Tal Afar, dois territórios tomados pelo grupo Estado Islâmico (EI), isolando um pouco mais os extremistas em sua maior fortaleza.

"A estrada está na linha de tiro", declarou o tenente Qassem al-Maliki, comandante da 9ª Divisão.

Ele disse que os soldados ainda não chegaram na estrada, mas já podem visar alvos, e assim ter a estrada sob o seu controle.

As autoridades iraquianas lançaram em 19 de fevereiro uma grande operação para retomar a zona oeste de Mossul depois da reconquista, em 24 de janeiro, dos distritos da zona leste da segunda maior cidade do país.

Há vários dias, a 9ª Divisão, apoiada por uma equipe de soldados americanos, avança no deserto, com o objetivo de assumir o controle da estrada.

Cortar a estrada para Tal Afar impediria os jihadistas ainda na zona oeste de Mossul de se reabastecer ou fugir gradualmente à medida que as forças iraquianas avançam em sua ofensiva.

O EI tomou Mossul em junho de 2014, durante uma ofensiva relâmpago que lhe permitiu controlar vastos territórios na Síria e no Iraque. O grupo jihadista, desde então, perdeu grande parte dessas áreas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)