(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA anuncia plano 'V2V' para sistema de comunicação entre veículos


postado em 13/12/2016 19:31

Autoridades americanas anunciaram nesta terça-feira uma proposta para acelerar a adoção de automóveis autônomos com tecnologia V2V (veículo a veículo) para se comunicar entre eles e reduzir o risco de acidentes.

A esperada normativa sobre V2V requereria que os fabricantes de automóveis tivessem uma tecnologia padronizada para evitar acidentes e para outros aspectos de segurança.

"Estamos indo o mais longe possível para potenciar a tecnologia no transporte para salvar vidas", disse Anthony Foxx, secretário do Transporte dos Estados Unidos.

"Esta norma V2V há muito prometida é o próximo passo nesse processo. Uma vez implantada, a V2V proporcionará uma consciência de 360 graus da situação nas estradas e nos ajudará a melhorar a segurança dos veículos", acrescentou.

O regulamento V2V também exigiria dos carros novos a utilização dos mesmos padrões para transmitir dados - como localização, direção e velocidade - aos veículos próximos.

Os dados seriam atualizados e emitidos até 10 vezes por segundo, permitindo aos veículos evitar, por exemplo, colisões com outros automóveis que se aproximem em curvas cegas ou cruzamentos. Em alguns casos, os carros poderiam ativar freios automáticos de emergência.

Os sistemas poderiam, ainda, ajudar os veículos e os motoristas a determinar se é seguro ultrapassar ou virar à esquerda em ruas de mão-dupla.

A nova normativa estará aberta a comentários do público por 90 dias, o que significa que o governo de Donald Trump seria o responsável por determinar se e como esta será implementada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)