(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Diretor do FBI escondeu informação sobre ciberpirataria russa, diz senador


postado em 10/12/2016 19:07

O senador democrata Harry Reid disse neste sábado (10) que o diretor do FBI (a Polícia Federal americana), James Comey, ocultou deliberadamente informação sobre a ciberpirataria russa, com o objetivo de favorecer a eleição do republicano Donald Trump.

Segundo Reid, líder democrata que se aposenta no fim do mês, o diretor do FBI já tinha essa informação, provando que a Rússia interferiu na eleição presidencial de novembro a favor de Trump, mas não a divulgou.

"O FBI tem este material há muito tempo", disse ele à MSNBC.

"Mas Comey, que é republicano, se recusou a divulgar essa informação sobre a interferência russa na eleição presidencial", acrescentou.

Ele "deveria ser investigado pelo Senado" e por "outras agências do governo, incluindo as agências de segurança. Se alguma vez houve uma questão de segurança em jogo, é agora", disse Reid.

Comey "decepcionou o país por razões partidárias", denunciou o senador democrata, classificando-o como "o novo J. Edgar Hoover", em alusão ao poderoso diretor do FBI que, durante um longo tempo, de 1935 a 1972, fez espionagem interna contra dissidentes políticos e reuniu arquivos com "podres" de lideranças políticas.

Conforme publicado pelo jornal The Washington Post na sexta-feira, uma avaliação secreta da CIA (a agência americana de Inteligência) determinou que a Rússia interferiu nas eleições americanas para ajudar o republicano Donald Trump a chegar à Casa Branca.

Hoje, os republicanos se pronunciaram contra as conclusões da CIA.

De acordo com o jornal The New York Times, as agências americanas de Inteligência "acreditavam fortemente" que "hackers" russos invadiram o sistema informático do Comitê Nacional Republicano e do Democrata. Divulgaram apenas as informações dos democratas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)