(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Os 'sete pioneiros' americanos do espaço


postado em 09/12/2016 01:01

Com a morte de John Glenn nesta quinta-feira, aos 95 anos, desaparece o último dos sete astronautas americanos selecionados para o início do programa espacial, em 1959.

Os sete pilotos demonstraram que os voos espaciais eram possíveis e abriram caminho para a geração seguinte de astronautas, que conseguiu pisar na Lua.

- Alan Shepard -

Alan Shepard, primeiro americano a ir ao espaço, decolou em 5 de maio de 1961 a bordo da cápsula Freedom 7 para realizar um voo suborbital a 186 km de altitude.

Em 1971, dirigiu a missão Apolo 14, o terceiro pouso na Lua, e se tornou o quinto homem a pisar no satélite.

Morreu de leucemia em 1998, aos 74 anos.

- John Glenn -

John Glenn se tornou em 20 de fevereiro de 1962 o primeiro americano a orbitar o planeta. Realizou três voltas em torno da Terra, em um voo de quase cinco horas.

De 1974 a 1999 foi senador democrata por Ohio, e em 1998, já com 77 anos, voltou ao espaço a bordo do ônibus espacial Discovery.

Morreu nesta quinta-feira aos 95 anos, de causas não reveladas.

- Virgil 'Gus' Grissom -

Foi o primeiro homem a ser enviado ao espaço em duas missões. Participou da segunda viagem suborbital, em 1961, após Alan Shepard, e depois pilotou a primeira missão Gemini, em 1965, pioneira em modificar seu plano de voo inicial.

Virgil Grissom e outros dois astronautas morreram em 1967 no incêndio de uma cápsula espacial durante um teste na plataforma de lançamento prévio à missão Apolo 1, que iria comandar.

- Scott Carpenter -

Era o suplente de John Glenn em 1962. Três meses depois se tornou o segundo americano a realizar um voo orbital na Terra.

Após orbitar três vezes o planeta na cápsula Aurora 7, fracassou ao pousar 400 km fora da zona prevista.

Depois de abandonar a Nasa, participou do programa da Marinha sobre exploração submarina.

Morreu de ataque cardíaco aos 88 anos, em 2013.

- Gordon Cooper -

Voou na última missão Mercury, em 1963, convertendo-se no último americano a viajar só ao espaço. Sua cápsula Faith 7 deu 22 voltas em torno da Terra, em uma missão que durou mais de um dia.

Seu segundo voo espacial, em 1965, a bordo da Gemini 5, durou oito dias e alcançou o recorde de permanência no espaço na época. Também foi o primeiro homem a dormir no espaço.

Morreu de insuficiência cardíaca em 2004, aos 77 anos.

- Walter Schirra -

Foi o primeiro homem a voar nas três primeiras categorias de naves espaciais americanas: Mercury, Gemini e Apolo.

Comandante e piloto da Gemini 6 em 1965, em seu primeiro voo orbital, conseguiu se aproximar a poucos centímetros da Gemini 7.

Também dirigiu a missão Apolo 7, em 1968.

Morreu em 2007, aos 84 anos, de crise cardíaca durante um tratamento de um câncer abdominal.

- Donald Slayton -

Foi escolhido para participar da primeira missão Mercury, em 1962, mas não pôde voar por uma arritmia cardíaca, e se tornou diretor de equipamento de voo. Dez anos mais tarde, foi autorizado a viajar ao espaço.

Em 1975, viajou na primeira missão espacial realizada entre Estados Unidos e União Soviética, que permitiu o acoplamento das naves Apolo e Soyuz.

Morreu de tumor cerebral aos 69 anos, em 1993.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)