(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Força-tarefa da Lava Jato ganha prêmio Transparência Internacional


postado em 03/12/2016 18:46

A força-tarefa responsável pelo Operação Lava Jato foi homenageada neste sábado com o prêmio anual da Transparência Internacional (TI), anunciou a organização anticorrupção.

"A Transparência Internacional anuncia hoje, orgulhosamente, que a equipe de investigação brasileira foi selecionada como vencedora do prêmio anticorrupção 2016", diz um comunicado divulgado pela TI.

"A Operação Lava Jato começou como uma investigação local de lavagem de dinheiro e cresceu até se tornar a maior investigação até a data, com prisões e corrupção estatal no Brasil", diz a nota.

A Transparência Internacional realiza no Panamá a 17ª Conferência Anticorrupção, onde vários dos premiados reiteraram seu temor de que as investigações sejam interrompidas por mudanças na legislação brasileira.

Para a Transparência Internacional, a rede de corrupção ventilada na Petrobras "é um dos maiores escândalos de corrupção do mundo", e obteve "duras sentenças contra alguns integrantes poderosos das elites econômica e política do Brasil".

Até agora, foram pronunciadas sentenças contra 118 pessoas, condenadas a um total de 1.256 anos de prisão, diz a nota.

"No Brasil, foram perdidos bilhões de dólares devido à corrupção, e os brasileiros já toleraram muito este fenômeno que devasta seu país. A equipe de trabalho da Lava Jato está fazendo um trabalho excelente", assinala na nota da TI a presidente do Comitê de Prêmios contra a Corrupção da organização, Mercedes de Freitas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)