(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cristiano Ronaldo e Mourinho na mira do 'Football Leaks'


postado em 02/12/2016 18:52

A estrela do Real Madrid Cristiano Ronaldo e o técnico do Manchester United, José Mourinho, teriam participado de um "sistema de camuflagem fiscal e lavagem de dinheiro", acusou nesta sexta-feira um consórcio de jornais esportivos, algo que os representantes de ambos negam.

Esse consórcio de publicações espera publicar nas próximas semanas o "Football Leaks", suas investigações sobre fraude e evasão fiscal no futebol.

A partir de informações obtidas pelo jornal alemão Der Spiegel, os diários afirmam que Cristiano Ronaldo teria "camuflado 150 milhões de euros em paraísos fiscais, na Suíça e nas Ilhas Virgens Britânicas", beneficiando-se de "um sistema elaborado por sem empresário, Jorge Mendes".

Ainda segundo o consórcio, batizado de European Investigative Collaborations (EIC), José Mourinho teria "dissimulado 12 milhões de euros da Receita, colocando o dinheiro em uma conta na suíça de uma empresa com registro nas Ilhas Virgens Britânicas".

O técnico português teria sido alvo de "uma inspeção fiscal na Espanha" e isso teria "se traduzido em um ajuste de 4,4 milhões de euros, penalizações incluídas".

No total, estes primeiros "Football Leaks" se referem a "um sistema" colocado em pé pelo empresário das duas estrelas portuguesas, o também luso José Mendes, que teria escondido "pelo menos 185 milhões de euros em receitas de patrocínio da vista das administrações fiscais, através de uma rede de empresas de fachada e de contas offshore na Irlanda, Ilhas Virgens Britânicas, Panamá e Suíça".

A empresa de Jorge Mendes, a Gestifute, respondeu nas primeiras horas desta sexta-feira, antes da publicação das acusações, afirmando que Cristiano Ronaldo e Mourinho respeitam "plenamente suas obrigações fiscais diante das autoridades espanholas e britânicas".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)