(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA bombardeiam último reduto extremista na Líbia


postado em 01/12/2016 22:25

Os Estados Unidos continuam bombardeando os extremistas do grupo Estado Islâmico (EI), entrincheirados nos "dois últimos conjuntos habitacionais" de Sirte, no norte da Líbia, informou nesta quinta-feira o Pentágono.

Os combatentes "são muito poucos, mas são tenazes e lutam até a morte", declarou o porta-voz do Pentágono, Jeff Davis, que explicou que os ataques são realizados por drones.

Quando estes bombardeios foram lançados, em 1º de agosto, Washington considerava que sua campanha para recuperar Sirte, em apoio do Governo de União Nacional Líbio (GNU), duraria "semanas, não meses".

Mas o grupo EI opôs uma resistência mais dura do previsto em seu último reduto líbio, nesta cidade costeira situada 450 km ao leste de Trípoli. A localidade é a última zona urbana na qual o EI tem posições, embora continua presente em zonas não habitadas do país, lembrou o porta-voz.

A retomada da cidade, lançada em 12 de maio pelas forças favoráveis ao GNA, se prolongou principalmente pela prudência destas forças para evitar novas perdas e proteger os civis.

Davis não quis informar porque o GNA e os líderes militares americanos não decidiram lançar um bombardeio maciço sobre os últimos imóveis nas mãos dos extremistas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)