(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Premiê grego conversa por telefone com Donald Trump


postado em 23/11/2016 19:25

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, conversou com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, nesta quarta-feira (23), em um telefonema durante o qual destacou "os estreitos laços de amizade entre os povos grego e americano" - informou o gabinete do premiê.

Tsipras "pediu para se comunicar com Trump depois de sua eleição, e este último telefonou para ele hoje", declarou uma fonte oficial.

Ao longo dessa conversa "de cortesia" que transcorreu em "um excelente clima", o premiê "destacou o papel crucial da Grécia para a paz e para a segurança na região, sobretudo, em um período de crescente instabilidade", assim como "os esforços dos gregos para evitar ao mesmo tempo crises econômica e migratória", relatou o comunicado.

Trump disse acompanhar de perto "a obra do governo grego e seus bons resultados em matéria de economia e de migração" e elogiou a recente visita de Barack Obama a Atenas, há uma semana, completou a mesma fonte.

Nos últimos anos, o presidente Barack Obama se pronunciou diversas vezes a favor da Grécia no contato com os aliados europeus, no que diz respeito à questão da crise da dívida. Em sua última viagem ao país, Obama louvou a "compaixão extraordinária" dos gregos no momento da crise dos migrantes e pediu "um alívio da dívida grega".

Trump, que tem em sua equipe várias pessoas da diáspora grega nos Estados Unidos, destacou que "um grande percentual" de americanos de origem grega apoiou sua eleição, acrescentou a mesma fonte.

Embora esperasse a vitória da democrata Hillary Clinton, Tsipras enviou uma carta de felicitações a Donald Trump em 9 de novembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)