(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA: violentas manifestações contra oleoduto da Dakota do Norte


postado em 21/11/2016 15:55

Protestos próximos ao local de construção do polêmico oleoduto da Dakota do Norte, Estados Unidos, derivaram em violência na madrugada desta segunda-feira, quando a polícia lançou bombas de gás lacrimogênio, balas de borracha e canhões de água gelada contra os manifestantes.

Segundo os organizadores das manifestações, há 167 feridos, entre eles três ameríndios idosos, e sete pessoas hospitalizadas por ferimentos graves na cabeça.

O departamento do xerife do condado de Morton disse que havia cerca de 400 manifestantes, e que eles provocaram um "tumulto" e começaram uma dúzia de incêndios.

Segundo o jornal Bismark Tribune, que cita o departamento do xerife, os manifestantes atiraram pedras e pedaços de madeira contra a polícia. Uma pessoa foi detida.

A tribo Sioux da reserva indígena de Standing Rock afirma que o oleoduto ameaça suas fontes de água potável e vários locais onde estão enterrados seus ancestrais.

Na semana passada, o governo americano ordenou a paralisação da construção do oleoduto, afirmando que mais análises e debates sobre o projeto são necessários.

O projeto do oleoduto, da companhia Energy Transfer Partner, gerou nos últimos meses um movimento crescente de protestos nos Estados Unidos por parte das tribos indígenas, dos ambientalistas e dos defensores dos direitos dos ameríndios.

O oleoduto subterrâneo de 1.900 km, batizado de Dakota Access Pipeline, deve atravessar quatro estados americanos, para transportar o petróleo extraído em Dakota do Norte, na fronteira com o Canadá, até Illinois, no sul dos Estados Unidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)