(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

SpaceX assina primeiro contrato de lançamento com foguete já usado


postado em 30/08/2016 22:55

A empresa americana SpaceX assinou um contrato inédito para lançar no final deste ano um satélite comercial a bordo de um foguete Falcon 9 que já foi usado para um voo espacial, informou nesta terça-feira a companhia de telecomunicações luxemburguesa SES SA em um comunicado.

Os termos do contrato não foram divulgados, mas responsáveis da SpaceX indicaram anteriormente que a empresa californiana, fundada e dirigida por Elon Musk, calculava que o preço do lançamento poderia ser reduzido em 30% graças à reutilização de uma primeira fase do foguete.

A SpaceX conseguiu recuperar a primeira fase do seu foguete Falcon 9 seis vezes, após pousos de sucesso, sendo o último em 14 de agosto passado.

"Pensamos que os foguetes reutilizáveis abrem uma nova era de voos espaciais e facilitarão o acesso ao espaço em termos de custo e de gestão de lançamentos", afirmou Martin Halliwell, responsável técnico da SES, que foi a primeira operadora de satélites a escolher a SpaceX, em 2013.

A primeira fase do Falcon 9 que será reutilizada para este lançamento já voou em abril, ao lançar a cápsula Dragon para a Estação Espacial Internacional (ISS).

As duas grandes concorrentes da SpaceX são a americana United Launch Alliances, sócia da Lockheed Martin e da Boeing, e a francesa Arianespace, líder mundial em lançamento de satélites comerciais que conta com cerca de 50% do mercado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)