(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Atentado suicida mata 41 pessoas e fere 239 no Aeroporto de Istambul

Três homens-bomba invadem terminal do Aeroporto Internacional de Ataturk, disparam os fuzis AK-47 contra policiais e turistas, e detonam a carga de explosivos. Suspeitas recaem sobre o Estado Islâmico


postado em 29/06/2016 06:13 / atualizado em 29/06/2016 11:53

(foto: Ozan Kose/AFP )
(foto: Ozan Kose/AFP )

Istambul, Turquia - Ao menos 41 pessoas, incluindo estrangeiros, morreram e 239 ficaram feridas na terça-feira (28/6) à noite em um atentado com três suicidas cometido no aeroporto internacional Ataturk, de Istambul, um ataque que parece levar a marca do grupo Estado Islâmico (EI). Este foi o ataque mais violento na metrópole turca, que já havia sido atingida por outros três atentados este ano. “Segundo as últimas informações, 36 pessoas perderam a vida", anunciou o primeiro-ministro turco, Bimali Yildirim, no local do ataque.

O aeroporto Ataturk é o maior da Turquia e o 11º do mundo, com mais de 60 milhões de passageiros. "Os indícios apontam para o Daesh (acrônimo em árabe do Estado Islâmico)", afimou Yildrim. Nesta quarta-feira, quase 10 horas depois do atentado, nenhuma informação sobre as nacionalidades das vítimas ou dos criminosos havia sido divulgado.

Imagens e vídeos publicados nas redes sociais mostram uma grande bola de fogo na entrada do terminal e funcionários do serviço de segurança retirando os passageiros, que correm desesperados, em pânico. Um vídeo impactante mostra um dos homens-bomba no chão, depois de ter sido ferido por um policial, se esforçando para conseguir ativar o cinturão de explosivos.

Dezenas de ambulâncias foram enviadas para as proximidades do terminal, que foi isolado pela polícia(foto: ILHAS NEWS AGENCY/AFP)
Dezenas de ambulâncias foram enviadas para as proximidades do terminal, que foi isolado pela polícia (foto: ILHAS NEWS AGENCY/AFP)

De acordo com as autoridades, as explosões aconteceram na entrada do terminal de voos internacionais às 22h locais (16h de Brasília). Três homens abriram fogo com fuzis contra os passageiros e a polícia. Quando os agentes responderam, os criminosos detonaram as cargas explosivas. "Três homens-bomba executaram o ataque", afirmou à imprensa o governador de Istambul, Vasip Sahin.

Na capital Ancara, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan fez um apelo à comunidade internacional por uma "luta conjunta". "Esse ataque, cometido no mês do Ramadã, mostra que o terrorismo golpeia sem consideração de fé ou de valores", acrescentou Erdogan. Um fotógrafo da AFP observou vários corpos cobertos com lençóis e ao lado de bagagens abandonadas. Centenas de bombeiros e policiais foram enviados ao local.

Oftah Mohamed Abdullha, uma somali, contou à AFP que viu um dos terroristas. "Tinha um cachecol rosa e uma jaqueta curta, debaixo da qual escondia um fuzil. Ele sacou a arma e começou a atirar, enquanto caminhava como um profeta", disse. Após a suspensão de todos os voos, o tráfego aéreo foi retomado a partir das 3h (21h de Brasília, terça-feira).
O atentado recorda o modo de atuação dos ataques de Paris em novembro (130 mortos) e em Bruxelas (32 mortos no aeroporto e no metrô) em março.

Familiares consolam mulher que perdeu um parente no atentado ao aeroporto Ataturk de Istambul(foto: AFP / Bulent KILIC)
Familiares consolam mulher que perdeu um parente no atentado ao aeroporto Ataturk de Istambul (foto: AFP / Bulent KILIC)

Rebeldes curdos ou extremistas

O presidente francês, François Hollande, condenou "duramente" o que chamou de "ato abominável" e também fez um apelo por um reforço da cooperação internacional na luta contra os ataques. Washington condenou o "atroz" atentado e prometeu o "firme" apoio dos Estados Unidos à Turquia.

"O aeroporto internacional Ataturk, como o aeroporto de Bruxelas que foi atacado anteriormente este ano, é um símbolo das conexões internacionais e dos laços que nos unem", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest. Em nota, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, também "condenou o ataque terrorista" e expressou "sua profunda solidariedade e condolências" às famílias das vítimas e ao governo turco, ao mesmo tempo que ressaltou a "necessidade de intensificar os esforços regionais e internacionais de combater o terrorismo e o extremismo violento".

Nas redes sociais, os internautas criticaram a proximidade do regime conservador-islâmico do presidente Erdogan com o EI na vizinha Síria, acusações rejeitadas pelo governo turco. Istambul e Ancara foram alvos de vários atentados desde o ano passado, que deixaram quase 200 mortos, centenas de feridos e um clima de insegurança permanente.

Os alvos dos atentados na Turquia são as forças de segurança e os locais turísticos, o que provocou uma queda imediata do turismo. Os atentados são atribuídos ao EI - que nunca reivindicou nenhum ataque - ou aos rebeldes curdos, sobretudo ao grupo radical Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK), ligado ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Um ano de atentados na Turquia

A Turquia sofreu mais um ataque de uma longa série de ações. Veja a relação dos principais atentados dos últimos 12 meses na Turquia:

- 8 de junho de 2016: 6 mortos na explosão de um carro-bomba diante de uma delegacia de polícia em Midyat (sudeste), em ataque reivindicado pelos rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

- 7 de junho: 11 mortos, incluindo seis policiais, na explosão de um carro-bomba junto a um ônibus da polícia de choque em Beyazit, bairro histórico de Istambul. A ação foi reivindicada pelos Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK), grupo radical ligado ao PKK.

- 31 de março: 7 policiais mortos e outras 27 pessoas feridas na explosão de um carro-bomba em Diyarbakir, principal cidade do sudeste de maioria curda. O ataque foi assumido pelo YPG, braço militar do PKK.

- 19 de março: 4 turistas mortos (3 israelenses e um iraniano) e outras 36 pessoas feridas em um ataque de um terrorista suicida que se explodiu na célebre avenida Istiklal, em Istambul, atribuído por Ancara ao grupo Estado Islâmico (EI).

- 13 de março: 35 mortos e mais de 120 feridos na explosão de um carro-bomba no centro de Ancara, reivindicado pelo TAK, grupo radical dissidente do PKK.

- 17 de fevereiro: 28 mortos e cerca de 80 feridos na explosão de um carro-bomba dirigido por um suicida em pleno coração de Ancara, em um ataque visando veículos militares e assumido pelo TAK.

- 14 de janeiro: 6 mortos - um policial e cinco civis - na explosão de um carro-bomba próximo a uma delegacia de Cina, 30 km de Diyarbakir, reivindicado pelo PKK, que se desculpou pela morte de civis.

- 12 de janeiro: 12 turistas alemães mortos em um ataque suicida em Sultanhamet, no coração histórico de Istambul. A ação, atribuída ao EI pelas autoridades, foi realizada sobre o antigo hipódromo, próximo à Basílica de Santa Sofia e à Mesquita Azul.

- 10 de outubro 2015: 103 mortos e mais de 500 feridos em um duplo atentado suicida diante da principal estação de Ancara. O ataque, o mais fatal já realizado em solo turco, foi atribuído pelas autoridades ao EI.

- 20 de julho 2015: 34 mortos e cerca de 100 feridos em um atentado em Suruç, próximo à fronteira síria, visando jovens militantes da causa curda. A ação foi atribuída ao EI.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)