(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais de três milhões de britânicos pedem novo referendo sobre a UE

Petição divulgada on-line de Londres reivindica um segundo referendo sobre a saída do Reino Unido da Europa, com o apoio de 3,1 milhões de assinaturas até a tarde deste domingo


postado em 26/06/2016 14:21 / atualizado em 26/06/2016 15:20

Em Londres, manifestante defende a permanência do Reino Unido na UE(foto: AFP/JUSTIN TALLIS )
Em Londres, manifestante defende a permanência do Reino Unido na UE (foto: AFP/JUSTIN TALLIS )

Mais de 3,1 milhão de pessoas já assinaram uma petição on-line que reivindica um segundo referendo sobre a saída do Reino Unido da Europa. A iniciativa demonstra a expressiva divisão da população britânica na votação realizada na última quinta-feira.

O grande número de acessos à petição, hospedada no website do Parlamento britânico, acabou fazendo com que o site entrasse em colapso. De acordo com o Parlamento, qualquer petição com mais de 100 mil assinaturas será levada a debate na casa.

No curto prazo, contudo, demandas por uma nova votação têm poucas chances de serem acatadas, tendo em vista que os votos pela saída do Reino Unido do bloco europeu superaram em mais de 1 milhão aqueles que optaram pela permanência dos britânicos na UE.

Segundo dados oficiais, 51,9% dos britânicos votaram no referendo de quinta-feira (23) pela saída do país da União Europeia.

Neste domingo, a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou em uma entrevista à BBC que Edimburgo pode vetar a saída do Reino Unido da União Europeia (UE). De acordo com a premiê, isso é possível porque, apesar de 51,9% dos cidadãos britânicos terem se manifestado a favor da saída da UE no referendo do dia 23 de junho, 62% dos escoceses votaram contra a ruptura das relações. Ela declarou que vai pedir ao parlamento autônomo que não conceda "consentimento legislativo" a saída do bloco comunitário.

Cameron e o processo de ruptura

O primeiro-ministro David Cameron não deve ativar na reunião de cúpula da União Europeia (UE) desta semana o artigo 50 do Tratado de Lisboa que iniciaria o processo de ruptura do Reino Unido com o bloco, afirmou neste domingo um alto funcionário europeu.

"Esperamos que Cameron apresente o resultado do referendo e a situação no Reino Unido (...), não esperamos que ative o artigo 50 nesta etapa", afirmou o funcionário, que pediu anonimato.

David Cameron anunciou sua renúncia na sexta-feira, poucas horas depois do anúncio da vitória do Brexit no referendo. Mas sua renúncia será efetiva apenas em outubro. Ele considera que o procedimento de saída da UE só deve ser iniciado pelo próximo governo.

A UE, que não pode impor esta decisão a Londres, deseja que o processo comece o mais rápido possível.

O alto funcionário considerou que "a questão de quando e como" será consumida a separação "deve ser parte da apresentação" que Cameron fará durante um jantar na terça-feira, primeiro dia da reunião.  (Com agências)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)