(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Republicanos Carly Fiorina e Chris Christie desistem da Casa Branca


postado em 10/02/2016 23:37

A empresária Carly Fiorina e o governador de Nova Jersey, Chris Christie, abandonaram nesta quarta-feira suas campanhas pela indicação republicana à corrida pela Presidência dos Estados Unidos, disputa até agora dominada por Donald Trump.

Ex-CEO da Hewlett-Packard que se apresentou como o desafio mais consistente à democrata Hillary Clinton, Carly era a única mulher concorrendo entre os republicanos.

"Embora suspenda minha candidatura hoje, eu continuarei a viajar por esse país e a lutar pelos americanos que se recusam a se conformar com o estado das coisas e com um status quo que não funciona mais para eles", declarou Fiorina em um post no Facebook.

O partido Republicano deve lutar para acabar com o "capitalismo corrupto" e responsabilizar a "inepta burocracia governamental", declarou Fiorina.

Com 61 anos, Fiona é a nona pré-candidata a jogar a toalha desde setembro. Ela obteve 4,1% dos votos nas primárias de New Hampshire na terça-feira e 1,9% em Iowa, na semana passada.

Nos primeiros debates televisionados, ela se destacou por seus conhecimentos de dados militares e por uma defesa articulada dos comentários inconvenientes sobre sua aparência feitos por Donald Trump. Não chegou, porém, a decolar nas pesquisas.

Posicionando-se como o contrapeso a Hillary, Carly buscou retratar a adversária como a personificação da elite política americana.

"Não dê ouvidos a ninguém que diga que você tem que votar de certa maneira, ou em um candidato determinado, porque você é mulher. Isso não é feminismo", destacou, em nota.

Já Chris Christie chegou a ser visto como uma das esperanças da direção do Partido Republicano, mas seu estilo mordaz e agressivo nos debates não se traduziu em apoio nas pesquisas de intenção.

Também em nota publicada no Facebook, Christie declarou que "deixo a corrida (à Presidência) sem um pingo de arrependimento. Estou muito orgulhoso da campanha que fizemos, das pessoas que me acompanharam e de todos que me deram seu apoio e sua confiança neste caminho".

A expectativa de ter um bom resultado em New Hampshire deu lugar a uma sexta posição, com pouco mais de 7% dos votos.

Na semana passada, três pré-candidatos republicanos abandonaram a disputa, após resultados decepcionantes em Iowa: Rand Paul, Rick Santorum e Mike Huckabee.

Continuam na briga pela indicação republicana o magnata do setor imobiliário Donald Trump, os senadores Ted Cruz e Marco Rubio, os governadores Jeb Bush e John Kasich e o neurocirurgião Ben Carson.

A ex-secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e o senador por Vermont, Bernie Sanders, disputam cabeça a cabeça a indicação democrata.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)