(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sanções são ineficazes para frear programas militares norte-coreanos, dizem especialistas da ONU


postado em 08/02/2016 21:01

A Coreia da Norte continua desenvolvendo seus programas nuclear e balístico, apesar das sanções internacionais, de eficácia duvidosa, aponta um relatório redigido por especialistas da ONU.

Neste documento confidencial de 330 páginas ao qual a AFP teve acesso os especialistas recomendam a inclusão de quatro pessoas e três empresas na lista negra de sancionados, e pedem um reforço no controle.

Também propõem a inclusão de drones de reconhecimento e seus componentes na relação de produtos proibidos de serem vendidos à Coreia do Norte.

O país acaba de lançar um novo foguete de longo alcance, um mês depois de seu quarto teste nuclear, ignorando as sanções e os protestos internacionais.

O Conselho de Segurança reagiu ontem e decidiu acelerar a aprovação de uma nova resolução da ONU que intensificaria as sanções, apesar das reticências da China, única aliada de Pyongyang.

Dez anos depois do primeiro teste nuclear norte-coreano, os especialistas "não encontraram nenhum indício de que o país tenha a intenção de abandonar seus programas nuclear e balístico". Ao contrário, existem "sérias dúvidas envolvendo a eficácia do atual regime de sanções", estimam.

A Coreia do Norte "conseguiu driblar as sanções e continua usando o sistema financeiro internacional, as linhas aéreas e as rotas marítimas para buscar abastecimentos proibidos", acrescenta o relatório.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)