(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Vingança contra França', diz Al Qaeda sobre ataque em Burkina Faso

Ação em hotel de luxo da capital Uagadugu deixou mais de 20 mortos


postado em 16/01/2016 12:09 / atualizado em 16/01/2016 12:23

Forças especiais francesas enfrentaram jihadistas no Splendid Hotel na noite de sexta e madrugada de sábado, 16(foto: OUOBA_AHMED / AFP PHOTO)
Forças especiais francesas enfrentaram jihadistas no Splendid Hotel na noite de sexta e madrugada de sábado, 16 (foto: OUOBA_AHMED / AFP PHOTO)

O braço norte-africano da Al Qaeda declarou que o ataque contra um hotel em Uagadugu, capital de Burkina Faso, foi uma "vingança" contra a França e os "infiéis ocidentais".

No comunicado em que reivindica o atentado, a Al Qaeda no Magreb Islâmico (AQMI) diz que a ação foi conduzida por combatentes do "batalhão" Al Mourabitoun, liderado por Mokhtar Belmokhtar, responsável por em sequestro que deixou 21 mortos em um hotel do Mali em novembro passado.

Em Uagadugu, fica uma base das forças especiais francesas da operação Barkhane, lançada por Paris para enfrentar o terrorismo em toda a região do Sahel, na África Subsaariana. Segundo a Embaixada do país europeu em Burkina Faso, o ataque ao hotel Splendid deixou pelo menos 27 mortos de 18 nacionalidades diferentes.

Na noite da última sexta-feira (15), jihadistas explodiram dois carros-bomba na entrada do local e o invadiram, mantendo mais de 100 reféns durante horas. Além disso, eles sequestraram também o restaurante adjacente, o Cappucino Cafè. Segundo o governo, todos os três terroristas foram mortos. "A situação está globalmente sob controle. Mas é possível que tenha alguém infiltrado em algum lugar", disse o primeiro-ministro Paul Kaba Thieba.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)