(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Turquia derruba avião militar russo próximo à fronteira com a Síria

Aeronave teria sobrevoado a Turquia. Ministro da Defesa russo confirma a queda da aeronave, mas nega a informação sobre violação de espaço aéreo


postado em 24/11/2015 07:22 / atualizado em 24/11/2015 08:02

(foto: Reprodução Twitter/Al Jazeera)
(foto: Reprodução Twitter/Al Jazeera)
Um avião russo foi derrubado nesta terça-feira na Turquia, próximo à fronteira com a Síria. De acordo com fontes ligadas à presidência turca, a aeronave teria sobrevoado o país, violando seu espaço aéreo perto da fronteira com a Síria. Segundo o ministério da Defesa da Rússia, os pilotos conseguiram se ejetar e chegaram ao solo de paraquedas. Forças armadas do Turcomenistão capturaram um deles e ainda procuram pelo outro, segundo a rede de notícias CNN.

A rede Al Jazeera divulgou um vídeo da TV turca Haber Turk:

Imagens de televisão mostraram o jato pegando fogo e colidindo em uma montanha perto da fronteira entre Turquia e Síria. A queda ocorreu numa área onde aviões russos e sírios atacam combatentes turcomanos, um grupo que tem o apoio de Ancara em sua luta contra o regime sírio.

"Um avião russo Su-24 foi derrubado de acordo com as regras de combate depois de ter violado o espaço aéreo turco, apesar das advertências", afirmou uma fonte militar turca. O ministro da Defesa russo confirma a queda da aeronave, mas nega a informação sobre violação de espaço aéreo.

Sem dar mais detalhes, a Turquia afirmou que vai levar a questão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e às Nações Unidas.

“Serão tomadas as iniciativas necessárias na Otan, na Organização das Nações Unidas (ONU) e nos países envolvidos, por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, diz comunicado do gabinete do primeiro-ministro Ahmet Davutoglu.

Com o incidente de hoje, é a segunda vez que a Turquia derrubou um jato na fronteira síria. O país também derrubou pelo menos um helicóptero, um drone e outra aeronave que identificou como um helicóptero, enquanto a Síria diz que este último era uma aeronave não tripulada. Até agora, com exceção de um drone feito na Rússia, todas as aeronaves pertenciam às Forças Armadas da Síria.(Com agências)
Imagem mostra um avião russo modelo Sukhoi Su-24 decolando da base aérea na província síria de Latakia(foto: ALEXANDER KOTS/KOMSOMOLSKAYA PRAVDA/AFP)
Imagem mostra um avião russo modelo Sukhoi Su-24 decolando da base aérea na província síria de Latakia (foto: ALEXANDER KOTS/KOMSOMOLSKAYA PRAVDA/AFP)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)