(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Potências decidem nova reunião e calendário de transição para a Síria


postado em 14/11/2015 16:52

As potências reunidas em Viena para buscar uma solução política para o conflito na Síria concordaram em se encontrar em aproximadamente um mês para avaliar o avanço do processo, anunciaram neste sábado em seu comunicado final.

União Europeia, Liga Arábe e cerca de 20 países também concordaram com um calendário para a transição de governo na Síria dentro de seis meses e eleições em 18 meses, apesar de o destino do presidente sírioi Bashar al-Assad permanecer uma incógnita, segundo texto difundido ao término da reunião em Viena.

Este novo encontro teve a participação, entre outros, dos Estados Unidos e da Rússia, e começou horas depois dos atentados que deixaram pelo menos 128 mortos na capital francesa.

Antes do início do encontro, o secretário de Estado americano, John Kerry, afirmou que os atentados em Paris teriam que fazer os diplomatas reunidos em Viena "trabalhar ainda mais intensamente".

Atentados deste tipo demonstram que o mundo enfrenta "um tipo de fascismo medieval e moderno (...), que procura destruir e criar o caos", assegurou.

Lavrov também destacou que é preciso intensificar a luta contra grupos jihadistas como o EI, citando também a Frente Al Nosra, na Síria.

"Não pode haver nenhuma justificativa (...) para não fazer muito mais para vencer o EI, a Al Nosra e os que se parecem a eles", declarou, ao lado de Kerry, em Viena.

Para a chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini, a reunião de Viena também "adquire um novo significativo" após o ocorrido em Paris.

"Quase todos os países sentados ao redor desta mesa sofreram a mesma dor", acrescentou, citando "Líbano, Rússia, Egito, Turquia".

Na capital austríaca, onde uma primeira reunião multilateral terminou em 30 de outubro com um comunicado conjunto, as grandes potências e os países da região devem tentar fixar um plano sobre uma transição política na Síria, embora nem o regime de Damasco, nem a oposição síria participem das conversações.

Vinte delegados estavam presentes em torno de Kerry e de seu colega russo, Serguei Lavrov.

Em Damasco, o presidente sírio, Bashar al Assad afirmou que a política francesa no Oriente Médio facilitou "a expansão do terrorismo".

"As políticas errôneas adotadas na região pelos países ocidentais e, em particular pela França, contribuíram para a expansão do terrorismo", declarou Assad, citado pela agência oficial síria Sana.

Desacordos

A Rússia e o Irã, também presente em Viena, se opõem aos Estados Unidos no que diz respeito ao futuro de Assad e sua possível participação em uma transição política.

Neste sábado, chefes da diplomacia de cerca de 20 países, liderados pelos Estados Unidos e a Rússia, concordaram com um "cronograma concreto" para a organização de eleições na Síria no prazo de 18 meses.

No entanto, o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, informou por sua vez que não houve acordo sobre o futuro do presidente Bashar al-Assad.

Na quinta-feira, Kerry tinha jogado um balde d'água fria nas expectativas de uma rápida solução diplomática para o conflito.

"Não posso dizer-lhes esta tarde que estamos no limite de um acordo completo. Não. Há muito trabalho a fazer", admitiu Kerry em um longo discurso sobre a estratégia dos Estados Unidos na Síria, em um centro de pesquisas em Washington.

"Os muros da desconfiança na Síria, na região e na comunidade internacional continuam sendo firmes e altos", lamentou o chefe da diplomacia americana, antes de viajar para a Túnis e depois para Viena.

A guerra na Síria deixou pelo menos 250 mil mortos e milhões de refugiados desde 2011.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)