(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Epidemia de cólera no Iraque se alastra pelo Curdistão


postado em 20/10/2015 19:46

Mais de 1.800 casos de cólera foram registrados no Iraque e a epidemia já atingiu a região autônoma do Curdistão, no norte do país - informaram nesta terça-feira as autoridades sanitárias iraquianas.

Um balanço anterior divulgado em 7 de outubro dava conta de 1.201 casos.

"Foram registrados 1.809 casos de cólera no Iraque" desde o início da epidemia, no mês passado, nos arredores do rio Eufrates, informou o ministério da Saúde em comunicado.

As províncias de Bagdá e Babilônia, no sul da capital, são as mais afetadas - com mais de 500 casos registrados cada uma, declarou à AFP o porta-voz do ministério, Rifaq al-Araji.

Até agora a epidemia deixou seis mortos, dentre eles quatro na região de Abu Ghraib, a oeste da capital iraquiana, antes que as autoridades sanitárias entrassem com um plano para lutar contra a doença.

O ministério da Saúde do governo do Curdistão registrou os primeiros casos na província de Erbil e dois na de Dohouk.

Duas destas pessoas vinham das regiões mais afetadas pela epidemia no centro do país, explicou o porta-voz do ministério, Khalis Khadhr.

A última epidemia de cólera confirmada no Iraque remonta a 2012 e causou a morte de quatro pessoas na região autônoma do Curdistão.

Após um curto período de incubação de dois a cinco dias, a cólera provoca uma severa diarreia e a desidratação do corpo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)