(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Profanação do cadáver de rebelde provoca escândalo na Turquia


postado em 07/10/2015 09:10

A profanação por parte de policiais do cadáver de um rebelde curdo morto em confrontos no sudeste da Turquia provoca uma forte polêmica.

A vítima, Haci Lokman Birlik, de 24 anos, foi capturada viva e foi abatida após um confronto com as forças de segurança curdas, denunciou o Partido Democrático dos Povos (HDP), formação pró-curda.

O corpo de Haci Lokan Birlik, morto no sábado em uma operação das forças especiais da polícia em Sirnaj, foi atado a um para-choque de um patrulheiro e arrastado pelas ruas da cidade curda, onde são registrados violentos combates há várias semanas.

Um vídeo com as imagens da profanação circulou na internet, provocando reações de indignação nas redes sociais e na imprensa opositora.

Nas imagens divulgadas na internet é possível ver os policiais insultarem o cadáver e um deles felicitar seus colegas por terem matado o rebelde curdo.

Haci Lokman Birlik era cunhado de um deputado do HDP e militava nas fileiras do Movimento da Juventude Patriótica e Revolucionária (YDG-H), a guerrilha urbana do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), indicou o HDP.

Era um "terrorista armado que atacou as forças de segurança com um lança-foguetes, mas isso não justifica de forma alguma o tratamento" que seu cadáver recebeu, declarou o primeiro-ministro turco, Ahmed Davutoglu, que anunciou a abertura de uma investigação.

"Esta forma de tratar os mortos não existe nem mesmo nas tribos primitivas", declarou indignado Levent Gok, um deputado do principal partido da oposição, o CHP (Partido Republicano do Povo), de tendência social-democrata.

Gok convocou o governo a julgar os policiais responsáveis pela profanação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)