(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hospital afegão foi bombardeado por erro, diz comandante dos EUA


postado em 06/10/2015 13:01

O recente bombardeio americano sobre um hospital da ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Kunduz que matou 22 pessoas foi um erro, disse nesta terça-feira o principal comandante americano no Afeganistão.

"Um hospital foi atingido por erro" em um bombardeio americano solicitado pelos afegãos mas realizado pelos americanos, declarou o general John Campbell na comissão das forças armadas do Senado.

"Para ser claro, a decisão de realizar um ataque aéreo era americana, tomada pela rede de comando americana", esclareceu o general.

"Nunca apontaríamos intencionalmente contra uma instalação médica protegida", acrescentou.

Campbell havia afirmado na segunda-feira em uma coletiva de imprensa que o ataque havia sido pedido pelas autoridades afegãs, provocando a fúria da organização Médicos Sem Fronteiras, que acusou os americanos de "tentarem passar a responsabilidade para o governo afegão"

Indignada pelo ataque aéreo que provocou a morte de 22 pessoas - 12 funcionários da organização e 10 pacientes -, a MSF decidiu na segunda-feira retirar seus funcionários de Kunduz. O hospital era o único que conseguia tratar os feridos graves na região.

No momento do bombardeio, no sábado às 02h15 locais, mais de 100 pacientes e 89 membros membros da equipe, entre afegãos e estrangeiros, estavam no local.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)