(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Japão celebra início de "novo século" na Ásia com o TPP


postado em 06/10/2015 07:10

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, afirmou nesta terça-feira que o acordo concluído por 12 países do Pacífico para criar a maior zona de livre comércio do mundo marca o início de um "novo século" para a Ásia.

"Uma grande zona econômica surgirá (...) o TPP tornará nossas vidas mais prósperas", disse Abe após o anúncio do Acordo Transpacífico de Associação (TPP), depois de cinco anos de negociações.

"É o início de um novo século para a região Ásia-Pacífico", completou o chefe de Governo japonês, para quem o acordo significa "fundamentalmente fortalecer o império da lei nas atividades econômicas com o estabelecimento de um sistema econômico internacional livre, justo e aberto".

O TPP deve ser ratificado agora pelos países (Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura, Estados Unidos e Vietnã), que representam 40% da economia mundial.

Apesar da China não integrar o acordo, Shinzo Abe mostrou a esperança de que Pequim o assine algum dia para aumentar a segurança regional.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)