(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Na Filadélfia, papa Francisco realiza missa campal

Papa discursa no Salão da Independência, lugar em que foram assinadas a Declaração da Independência e a Constituição dos Estados Unidos


postado em 26/09/2015 09:37 / atualizado em 26/09/2015 12:03

(foto: AFP )
(foto: AFP )
Filadélfia, 26 - Após discursar no Congresso e na Nações Unidas para líderes mundiais, o papa Francisco segue sua jornada pela América mais direcionado aos católicos comuns. Francisco segue para Filadélfia neste sábado onde irá discursar no Salão da Independência, lugar em que foram assinadas a Declaração da Independência e a Constituição dos Estados Unidos.

Como tem feito em Nova York e Washington, ele deve dar atenção tanto para a elite como para os mais desfavorecidos, desta vez ao visitar detentos na maior prisão da Filadélfia. À noite, ele será recepcionado por Aretha Franklin e outros no Benjamin Franklin Parkway, um festival em homenagem às famílias. Ele voltará lá no domingo para uma missa campal, seu último grande evento antes de sair para Roma.

Cerca de 1,5 milhão de pessoas de todo o mundo são esperadas neste fim de semana nesta cidade entre Nova York e Washington, na costa leste do país. O centro da Filadélfia foi completamente fechado para o tráfego desde sexta-feira à noite, com militares e policiais em quase todas as esquinas.

O Papa argentino de 78 anos deve pousar na Filadélfia às 9H30 (10H30 no horário de Brasília) procedente de Nova York, e de lá seguirá para a Basílica de São Pedro e São Paulo, onde será recebido por representantes da Arquidiocese da Filadélfia, casais recém-casados, casais com mais de 50 anos de união e crianças.

Dezenas de fiéis passaram a noite na basílica para ver Francisco, o primeiro pontífices das Américas. "Queria fazer parte desta celebração da família", declarou à AFP Luis Ortiz, de 42 anos, que chegou com seus onze filhos. Na parte da tarde, Francisco discursará sobre a liberdade religiosa e a imigração para 40.000 pessoas no Independence Mall, localizado no que é considerado o berço dos Estados Unidos e local da declaração de independência em 1776

ENCONTRO O destaque do dia será a sua participação no VII Encontro Mundial das Famílias, no Benjamin Franklin Parkway, onde espera-se 1,5 milhão de fiéis. Francisco cumprimentará a multidão a bordo do papamóvel e enviará uma mensagem, antes de encerrar o evento com fogos de artifício.

O Papa se despede dos Estados Unidos no domingo, com a missa de encerramento do Encontro Mundial das Famílias, após uma reunião com os bispos americanos e uma visita a um centro correcional para jovens com entre 18 e 21 anos.

Desde sua chegada a Washington, que incluiu uma visita na quarta-feira ao presidente Barack Obama na Casa Branca e um discurso inédito na quinta-feira ante as duas casas do Congresso, Francisco atraiu verdadeiras multidões. Na sexta-feira, o Papa comoveu e espantou Nova York em um dia inesquecível, que incluiu um encontro no Central Park, uma forte mensagem na ONU contra a opressão financeira aos países em desenvolvimento e visitas ao Memorial do 11 de Setembro e a uma escola.

Francisco disse adeus à Big Apple com uma missa para 20 mil pessoas no famoso Madison Square Garden. Tratado como uma estrela do rock, o Papa se manteve firme em seus princípios de humildade e proximidade com os setores mais vulneráveis, despertando a admiração de autoridades de todos os setores políticos, imprensa e até mesmo não-católicos.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)