(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Visita do Papa a Nova York terá ritmo digno da cidade que nunca dorme


postado em 23/09/2015 15:52

Depois de sua passagem por Washington, o papa Francisco chega na quinta-feira a Nova York para uma visita de 36 horas, na qual terá uma agenda cheia, em um ritmo digno da cidade que nunca dorme.

Estes são os detalhes da primeira visita do pontífice argentino a maior cidade dos Estados Unidos:

- SEIS EVENTOS NO PROGRAMA:

Francisco chega a Nova York na quinta-feira às 17H00 locais (18H00 de Brasília) e parte no sábado de manhã para a Filadélfia, última etapa de sua visita aos EUA.

Quinta-feira:

- 18H45 (19H45 de Brasília) : oração na Catedral de São Patrício, na Quinta Avenida, com presença de 2,5 mil pessoas, em sua imensa maioria membros do clero.

Sexta-feira:

08H30 (09H30 de Brasília): visita seguida de discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas.

11H30 (12H30 de Brasília): serviço inter-religioso no Museu do 11 de Setembro com representantes de diferentes cultos e 600 pessoas.

16H00 (17H00 de Brasília): visita à escola católica "Our Lady Queens of Angels", no Harlem. No local, Francisco vai se reunir com estudantes e crianças imigrantes sem documentos.

17H00 (18H00 de Brasília): procissão no Central Park, onde estarão presentes 80 mil pessoas escolhidas por sorteio.

18H00 (19H00 de Brasília): missa no Madison Square Garden com a presença de 20 mil pessoas.

- SEGURANÇA MÁXIMA:

Trata-se do maior desafio da história em matéria de segurança para Nova York. Como se o deslocamento do Papa por Manhattan não fosse o suficiente, sua visita vai ocorrer num momento em que 170 líderes mundiais chegarão à cidade para a Assembleia Geral da ONU.

Os serviços secretos (agências governamentais responsáveis por garantir a proteção do presidente, vice-presidente, sua família e dignatários estrangeiros visitantes) lideram a operação. Participam do dispositivo cerca de 50 agências locais e nacionais.

Dezenas de ruas de Manhattan estarão fechadas e o tráfego será complicado. "Estamos absolutamente preparados", declarou prefeito Bill de Blasio, afirmando que não havia "ameaça plausível e específica contra o Papa".

- CLIMA AMENO:

Não se espera chuva para a visita de Francisco, ainda que o céu fique nublado com temperaturas de outono entre 18°C e 27°C na quinta-feira e 16°C e 24°C na sexta-feira.

- OS NOVA-IORQUINOS AMAM O PAPA:

A cidade democrática ama Francisco. Setenta e três por cento dos nova-iorquinos têm uma opinião favorável (11% são desfavoráveis) e entre os católicos, os percentuais são de 83% e 6%, respectivamente, segundo uma pesquisa de Siena College realizada de 14 a 17 de setembro.

- QUARTA VISITA DE UM PAPA EM 50 ANOS:

Francisco é o quarto papa a visitar Nova York em 50 anos e, apesar de sua popularidade, os eventos organizados são mais modestos em comparação com os que seus antecessores participaram.

- Paulo VI visitou a cidade no dia 4 de outubro de 1965 com uma agenda lotada, que incluiu uma oração na catedral de São Patrício, um discurso na ONU, uma missa no Yankee Stadium para 92 mil pessoas e uma reunião com o presidente Lyndon Johnson.

- João Paulo II esteve na cidade duas vezes, em 1979 e em 1995. Durante sua primeira viagem cerca de 19 mil pessoas participaram de um encontro de jovens no Madison Square Garden e 80 mil em uma missa no Yankee Stadium. O ponto forte de sua segunda viagem foi uma missa no Central Park ante 125 mil fiéis.

- Bento XVI esteve em Nova York por três dias em abril de 2008. A programação envolveu um discurso na ONU, missa em São Patrício, um encontro com cerca de 25 mil jovens católicos no Seminário St Joseph em Yonkers e uma visita ao local dos atentados de 11 de setembro. O encerramento foi feito com uma missa no Yankee Stadium ante 60 mil pessoas.

- QUATRO MILHÕES DE CATÓLICOS EM NOVA YORK:

A arquidiocese de Nova York, que abarca três das cinco circunscrições da cidade, e a diocese de Brooklyn (que envolve Brooklyn e Queens) afirmam ter 2,61 milhões e 1,5 milhão de fiéis, respectivamente. Isto representa 40% das milhões de pessoas que vivem nesses bairros.

Um terço dos católicos da região metropolitana são de origem latina, segundo o Pew Research Center, e apenas 11% têm menos de 30 anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)