(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Navios da China entraram em águas dos EUA, mas cumpriram lei internacional


postado em 04/09/2015 08:49

Pequim, 04 - Dirigentes do Pentágono afirmaram que pela primeira vez cinco navios chineses operando perto do Alasca nos últimos dias entraram em águas territoriais dos Estados Unidos, mas disseram que eles cumpriram a legislação internacional. O Ministério da Defesa chinês também confirmou pela primeira vez que os navios haviam partido do Mar de Bering para exercícios conjuntos com a Rússia no fim de agosto, mas disseram que a atividade era de rotina e não era voltada contra nenhum país em particular.

Funcionários dos EUA disseram anteriormente que estavam monitorando cinco navios na área, onde não haviam visto antes a Marinha chinesa operando. Eles não haviam informado, porém, quão perto as embarcações estavam do território norte-americano.

A atividade das embarcações, no momento em que o presidente dos EUA, Barack Obama, visitava o Alasca, lançou novo foco sobre a expansão do poderio naval chinês e as ambições do país. As embarcações não fizeram nada para ameaçar e transitaram nas águas territoriais norte-americanas de acordo com o princípio da "passagem inocente" da lei internacional, segundo fontes do Pentágono.

As cinco embarcações chinesas navegaram rápida e continuamente através das Ilhas Aleutas, respeitando a lei internacional, disse um porta-voz do Pentágono. As fontes dos EUA confirmaram que os navios chegaram a seguir 22 quilômetros para dentro das águas norte-americanas.

Pequim já reclamou algumas vezes que embarcações norte-americanas invadiram suas águas, ou mesmo por operarem em águas internacionais próximas, segundo analistas. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)