(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Migrantes bloqueados na Hungria protestam diante de estação ferroviária

O país recebeu 50.000 migrantes apenas no mês de agosto


postado em 02/09/2015 07:40 / atualizado em 02/09/2015 09:39

Um grupo de 100 migrantes protestou nesta quarta-feira diante da principal estação ferroviária de Budapeste, ao mesmo tempo que a polícia impedia que quase 2.000 pessoas embarcassem nos trens com destino a Áustria e Alemanha. Os manifestantes exigiam o direito de viajar para a Alemanha.

Ao mesmo tempo, quase 600 homens, mulheres e crianças, a maioria procedentes da Síria, Iraque e Afeganistão, se reuniram diante da estação de Keleti, alguns deles sentados no chão, e outros 1.200 estavam do lado dentro, em uma 'zona de trânsito".

As autoridades esvaziaram na terça-feira a estação, depois que 500 refugiados e imigrantes tentaram embarcar em um trem com destino a Viena. A estação reabriu, mas os imigrantes tiveram o acesso proibido, sem um anúncio exato do período da proibição. A retirada provocou um protesto na terça-feira, com quase 200 pessoas gritando "Alemanha, Alemanha" e "Queremos partir".

A Hungria recebeu apenas no mês de agosto 50.000 migrantes. O governo do primeiro-ministro de direita Viktor Orban afirma aplicar as regras da UE que impedem a saída dos migrantes sem visto europeu.

A Hungria construiu uma barreira de alambrado ao logo de sua fronteira, de 175 km, com a Sérbia, mas não conseguiu reduzir o fluxo de migrantes que chegam à Europa pela Grécia e viajam até a Hungria através dos Bálcãs. Um total de 2.284 pessoas, incluindo 353 crianças, atravessaram a fronteira na terça-feira.

"Se a Europa nos deixa entrar, por quê não nos concede vistos? Por quê devemos fazer esta viagem de maneira clandestina?", perguntou à AFP na terça-feira, perto da fronteira sérvia, o sírio Bilal, que fugiu da cidade devastada de Aleppo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)