(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Imigrantes na entrada do Eurotúnel provocam caos ferroviário


postado em 02/09/2015 00:52

Seis trens da Eurostar foram paralisados na noite de terça-feira "devido à presença de intrusos nas linhas", provavelmente imigrantes, na entrada do túnel sob o canal da Mancha, informaram fontes concordantes.

Por volta das 03H30 desta quarta-feira (22H30 Brasília de terça), centenas de passageiros estavam na estação de Calais-Frethun, para onde um dos trens foi dirigido após ser bloqueado na entrada do Eurotúnel, disse um assessor de imprensa da Eurostar.

"A situação é complicada" e os passageiros receberam alimentos e água, revelou o funcionário.

Segundo uma passageira do Eurostar, a situação era muito tensa na estação Calais-Frethun, situada em pleno campo e a alguns quilômetros da cidade de Calais.

"Deve haver cerca de mil pessoas nas linhas, que estão repletas. Não há qualquer comunicação e militares estão presentes", disse Geraldine Guyon.

A companhia não informou o número de viajantes, mas a capacidade máxima de um trem da Eurostar é de 750 pessoas.

Este trem saiu às 19H42 da estação Norte de Paris e se deteve às 21H30 na entrada do Eurotúnel, antes de ser conduzido à estação de Calais-Frethun.

"Os passageiros deste Eurostar voltarão a Paris, mas não sabemos quando", disse um funcionário da companhia.

Cinco Eurostar foram bloqueados na entrada do túnel devido à presença de "intrusos nas linhas" no lado francês, segundo o serviço de comunicação da Eurostar. Os incidentes começaram às 22h30 (17H30 Brasília).

"Várias pessoas invadiram as linhas e obrigaram um trem a frear na entrada do túnel no lado francês", disse à AFP um porta-voz regional da companhia ferroviária francesa (SNCF).

"Assim que o trem parou, a polícia agiu para retirar os intrusos e isto bloqueou os Eurostar que estavam a caminho de Londres, com o corte de energia por razões de segurança. A zona foi liberada pelas forças da ordem à 01H30" (20H30 Brasília).

Géraldine Guyon contou que na entrada do túnel o "chefe do trem anunciou aos passageiros que o Eurostar não poderia partir porque havia uma janela quebrada". O calor era insuportável e tudo estava escuro.

No total, seis trens foram afetados pelo bloqueio do túnel: o que está na estação Calais-Frethun, dois que retornaram diretamente para Paris e Londres, e três que aguardam a liberação das linhas para seguir em direção à capital britânica.

Cerca de 3.000 imigrantes, provenientes principalmente da África estão presentes em Calais e arredores com a intenção de chegar à Inglaterra, que consideram um Eldorado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)