(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Principal partido separatista catalão é investigado por corrupção


postado em 28/08/2015 08:52

A polícia espanhola realizou uma operação de busca e apreensão nesta sexta-feira na sede de uma fundação do partido do presidente catalão Artur Mas, em uma investigação por suspeita de corrupção que pode gerar uma reviravolta para os separatistas antes das cruciais eleições de 27 de setembro.

A operação foi divulgada horas antes do primeiro grande discurso eleitoral da pré-campanha regional da coalizão independentista 'Juntos pelo Sim', integrada por partidos de esquerda, associações civis e a conservadora Convergência Democrática da Catalunha (CDC) de Mas.

A coalizão compara esta eleição a uma espécie de referendo e, se obtiver maioria parlamentar na câmara regional, se compromete a iniciar um processo de separação do resto da Espanha.

A polícia suspeita que "esta plataforma da Convergência pode ter cobrado 3% das empresas que receberam contrato das prefeituras governadas pelo partido", afirmou uma fonte judicial.

A investigação teve início com a prisão, no mês passado, do grande empresário Catalão Jordi Sumarroca, muito próximo ao CDC porque suas empresas "teriam pagado 3% em troca de receber concessões públicas", completou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)