(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-premiê ucraniano exliado na Rússia cria 'comitê para salvar a Ucrânia'


postado em 03/08/2015 12:25

O ex-primeiro-ministro ucraniano Mykola Azarov, que se refugiou na Rússia após a queda de seu governo, em fevereiro de 2014, anunciou nesta segunda-feira em Moscou a criação de um "comitê para salvar a Ucrânia", destinado a derrubar do poder as autoridades pró-ocidentais.

Azarov, primeiro-ministro do ex-presidente Viktor Yanukovytch, destituído após meses de uma contestação pró-europeia em Kiev, apresentou à imprensa os projetos do comitê que preside, na presença dos ex-deputados ucranianos Volodymyr Oliinyk e Igor Markov.

"Quase 80% dos ucranianos não confiam nas autoridades atuais. Nós oferecemos uma alternativa", afirmou Azarov, que assegurou ter o apoio de "líderes políticos de diferentes regiões da Ucrânia".

O ex-primeiro-ministro apelou aos seus compatriotas a manifestar-se pacificamente para exigir a saída das autoridades ucranianas e à realização de eleições presidenciais, legislativas e locais antecipadas.

"O comitê foi criado, infelizmente, fora da Ucrânia, mas estou certo de que voltaremos. Estamos prontos para assumir a responsabilidade pela recuperação e desenvolvimento do país", disse Azarov.

O comitê também apresentou o ex-deputado Volodymyr Oliinyk como seu candidato em caso de eleições presidenciais na Ucrânia.

"Um ano atrás, a Ucrânia cometeu um erro. Nós devemos corrigi-lo e, por isso, a Ucrânia precisa de paz", declarou Oliinyk, prometendo "acabar com o caos na Ucrânia em um ano" por meio de negociações de paz diretas com os separatistas pró-russos do leste do país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)