(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Família do mulá Omar se nega a jurar lealdade ao novo líder talibã


postado em 03/08/2015 07:07

A família do mulá Omar, o falecido líder talibã, se negou a jurar lealdade a seu sucessor e pediu aos teólogos muçulmanos que resolvam as crescentes divergências entre os insurgentes sobre a transição no poder.

O mulá Akhtar Mansur se tornou na sexta-feira o novo líder talibã, após o anúncio na semana passada da morte em 2013 do mulá Omar, que dirigiu o movimento islamita durante quase 20 anos.

Poucas horas depois do anúncio, alguns dirigentes talibãs, incluindo o filho do mulá Omar, Yakub, e seu irmão, Abdul Manan, questionaram a decisão, considerada parcial e precipitada.

"Nossa família não jurou lealdade a ninguém em meio a estas divergências", declarou o mulá Manan em uma gravação divulgada no domingo.

"Preferimos que os ulemás (teólogos muçulmanos) resolvam as divergências antes de jurar lealdade a qualquer lado", afirmou.

Mansur pediu no sábado a unidade dos talibãs.

"Deveríamos trabalhar todos para preservar a unidade, a divisão em nossas fileiras vai satisfazer apenas os nossos inimigos, e nos causará mais problemas", afirmou o novo líder talibã.

Yakub e outros integrantes do comitê talibã abandonaram a reunião que escolheu Mansur como líder porque se negaram a jurar lealdade, informou uma fonte talibã à AFP.

Alguns criticam a proximidade de Mansur com o Paquistão, enquanto outros gostariam de ver o filho de Omar como seu sucessor.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)