(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parlamento romeno mantém imunidade de premier acusado de conflito de interesses


postado em 09/06/2015 07:55

O Parlamento da Romênia, onde uma coalizão de governo de centro-esquerda tem uma ampla maioria, rejeitou nesta terça-feira, como era previsto, um pedido da promotoria anticorrupção para indiciar o primeiro-ministro Victor Ponta por conflito de interesses.

Os deputados rejeitaram o pedido por 231 votos, contra 120 que se pronunciaram a favor da retirada da imunidade do chefe de Governo.

Ponta, de 42 anos, permanece indiciado por cumplicidade de evasão fiscal e lavagem de dinheiro entre 2007 e 2011, quando trabalhava como advogado e era deputado. Também é suspeito de conflito de interesses durante seu mandato à frente do governo, que começou em 2012.

Após a votação, a promotoria não poderá prosseguir com a investigação sobre o suposto conflito de interesses.

A Romênia, um dos países mais pobres da União Europeia, vive uma crise política desde sexta-feira, quando a promotoria anticorrupção anunciou as acusações contra o chefe de Governo.

O presidente conservador Klaus Iohannis, rival de Ponta, e parte da oposição pediram renúncia do primeiro-ministro, afirmou ser inocente e vítima de uma "tentativa de golpe" orquestrada por seus opositores com a cumplicidade da justiça.

Iohannis não pode suspender o primeiro-ministro se ele não for indiciado por atos cometidos no exercício de suas funções.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)