(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jornalista do Washington Post julgado por "espionagem" no Irã


postado em 26/05/2015 06:10

O julgamento por "espionagem" do correspondente do jornal Washington Post no Irã, Jason Rezaian, detido há 10 meses, começou nesta terça-feira em um tribunal especial de Teerã.

Rezaian, de 39 anos, é acusado de "espionagem, colaboração com governos hostis, de obter informações confidenciais e de propaganda contra a República Islâmica", informou a advogada do jornalista, Leila Ahsan, para quem as denúncias não estão baseadas em provas estabelecidas.

A audiência a portas fechadas acontece na 15ª sala do tribunal revolucionário de Teerã, uma corte especial que julga apenas casos políticos ou de segurança nacional, segundo a agência oficial IRNA.

O correspondente é julgado ao lado da esposa, Yeganeh Salehi, também jornalista, e de uma repórter fotográfica, de acordo com a agência IRNA. Na segunda-feira, o jornal americano afirmou que desejava um processo separado para Salehi.

Jason Rezaian, que tem dupla cidadania, iraniana e americana, trabalha para o Post desde 2012. Ele foi detido ao lado da esposa em sua residência em 22 de julho de 2014. A terceira acusada, que não teve o nome divulgado, foi detida na mesma data.

A detenção do jornalista provocou mais uma crise entre Irã e Estados Unidos, que romperam relações diplomáticas após a revolução de 1979.

O presidente americano Barack Obama pediu em março ao governo iraniano que libertasse o jornalista. O Senado aprovou em maio uma resolução para reclamar a libertação de três americanos detidos no Irã, incluindo Rezaian.

Mas Teerã, que não reconhece a dupla cidadania, afirma que o caso é de competência exclusiva da justiça iraniana.

O Washington Post afirma que o correspondente é "totalmente inocente" e que Rezaian parece ser um "peão nas lutas internas" de Teerã.

O processo começou a poucas semanas do fim do prazo, no dia 30 de junho, para que o Irã e as grandes potências concluam um acordo histórico sobre o polêmico programa nuclear iraniano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)