(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Principal refinaria do Iraque está ameaçada pelo EI, alertam EUA


postado em 06/05/2015 17:01

A principal refinaria de petróleo do Iraque está sob ameaça do grupo Estado Islâmico (EI), que entrou no perímetro das instalações, advertiu o Exército americano nesta quarta-feira.

Vários aviões de combate americanos lançaram ataques aéreos contra o grupo jihadista ao redor da refinaria de Baiji, mas não estava claro que as forças iraquianas conseguiram repelir seus combatentes fora das instalações 200 km a norte de Bagdá, disse o coronel Steven Warren.

"O inimigo entrou na refinaria de Baiji. Controlam parte da mesma", disse o porta-voz do Pentágono à imprensa.

"É difícil dizer como vai evoluir", disse Warren, que denominou a situação como "uma batalha dura".

Especialistas americanos descreveram a segurança no povoado de Baiji e nos arredores da refinaria como o passo chave para uma eventual ofensiva para recuperar o controle da cidade estratégica de Mossul, no norte do país.

A refinaria, que produz 300.000 barris de petróleo por dia, a metade da demanda do país, não está "operando" e por isso não está claro que sua ocupação vá beneficiar o EI em algo, esclareceu.

As instalações deixaram de funcionar em junho do ano passado devido a uma forte ofensiva no norte e no oeste de Bagdá.

Warren disse que os ataques aéreos contra os combatentes do EI seriam mantidos, apesar de que estes se encontram no recinto da refinaria.

Os Estados Unidos e seus aliados lançaram 3.713 ataques aéreos no Iraque e na Síria desde agosto passado, segundo fontes oficiais.

Em meados de abril, a coalizão liderada pelos Estados Unidos informou que as forças de segurança irquianas tinham liberado a refinaria de Baiji das mãos de militantes do EI.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)