(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rajoy aponta instabilidade política e Grécia como inimigos da recuperação espanhola


postado em 27/04/2015 07:52

O chefe de Governo espanhol, o conservador Mariano Rajoy, considerou nesta segunda-feira que a incerteza sobre a situação grega e a instabilidade política na Espanha são os "inimigos" da recuperação econômica do país.

"Eu vejo neste momento como inimigos da recuperação na Espanha a instabilidade política, este é um inimigo possível da recuperação (...) e depois a Grécia", afirmou Rajoy, um mês antes das eleições regionais e municipais, que precederão as eleições gerais do fim do ano.

O primeiro-ministro espanhol recordou que a Grécia, em troca do financiamento europeu, deve manter os compromissos (redução de déficit e dívida públicos, reformas estruturais).

"No último ano, as coisas não estavam mal, depois mudou o governo. O novo governo tomou a decisão de dizer que eles não aceitam nada do que que poderiam dizer a Comissão (Europeia), o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional", disse.

"Mas estes três eram o que emprestavam dinheiro, então se não aceitam nada correm o sério risco de não obter financiamento", completou.

O Syriza, partido antiliberal grego que venceu as eleições de janeiro com uma campanha contrária à austeridade, é aliado do espanhol Podemos, um dos dois partidos emergentes do país, ao lado do centrista 'Ciudadanos', que ameaçam a hegemonia do Partido Popular de Rajoy e do Partido Socialista nas próximas eleições, com denúncias de corrupção e o pedido de mudança nas políticas econômicas.

"A chave é poder ter crescimento econômico e emprego. Para isto é necessário fazer o que todo o mundo tem feito: consolidação fiscal, reformas estruturais, etc", insistiu Rajoy.

"Estou absolutamente convencido de que o melhor para os gregos, o melhor para os europeus, para a Grécia, para a Espanha e para todos é que a Grécia permaneça onde está e cumpra os seus compromissos", acrescentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)